Barba: 4 dúvidas que todo mundo tem (ou um dia terá)

Se houve um tempo em que a barba não fazia sucesso, essa época acabou. Hoje, homens e mulheres admiram os pelos faciais cheios e bem aparados. Contudo, há uma série de questões por trás dela: será que quem sofre de calvície também vai perceber a perda de fios no rosto? Será possível fazer transplante? E o que pode influenciar no enfraquecimento dos pelos?

Para quem deseja deixar a barba crescer, é fundamental entender o que está por trás do crescimento dos fios. Tire agora 4 dúvidas que você provavelmente tem (ou terá) sobre o assunto:

1. Quem sofre de alopecia androgenética vai perder a barba?

Não necessariamente, pois não são problemas relacionados. 

Conhecida popularmente como calvície, a alopecia androgenética é um problema causado pela di-hidrotestosterona (DHT), uma versão consideravelmente mais potente da testosterona. Ela é responsável por deixar os pelos da barba e corpo mais grossos, além da voz mais grave e do aumento da libido. É mais comum no público masculino justamente por proporcionar todas essas características.

solicite um contato

O problema ocorre quando o indivíduo tem uma tendência genética à calvície. Depois que a enzima  5-alfa redutase converte a testosterona em DHT, esse hormônio se liga aos folículos pilosos com receptores a ele. Então, ele começa a impedir que as unidades foliculares recebam nutrientes, o que faz com que os fios fiquem cada vez mais finos e ralos. A partir de um tempo, eles “somem” e o folículo “morre”, tornando-se incapaz de produzir cabelo. 

É por isso que quem tem calvície precisa procurar por um dermatologista ou tricologista (médico especialista em cabelo) para começar o tratamento. Provavelmente ele vai recomendar o uso inibidores de 5-alfa redutase, como a finasterida e a dutasterida, que diminuem a produção da enzima no organismo e, consequentemente, a formação de DHT.

Mas a barba também não tem folículos capilares? Sim, afinal são eles os responsáveis pela formação de pelos no corpo. Porém, eles não têm propensão à alopecia androgenética.

A alopecia que pode causar a queda dos fios da barba é a areata. Dependendo do seu grau, atinge todos os pelos do corpo.

2. Dutasterida e finasterida podem atrapalhar o crescimento da barba?

Como visto, o inibidor de 5-alfa redutase diminui os níveis da enzima antes que ela se ligue à testosterona e, consequentemente, a transforme em DHT. Então, será que isso pode influenciar no crescimento da barba, já que o esteróide também influencia no desenvolvimento dela?

Não, pois eles não impedem a produção total de DHT. O efeito do bloqueador é notado principalmente no couro cabeludo, embora ele também possa apresentar efeitos colaterais — por isso é tão importante o acompanhamento médico. Apesar disso, nem a dutasterida nem a finasterida afeta o crescimento da barba.

Outro aspecto importante é que a testosterona também é responsável pelo crescimento dos pelos, mas sua produção não diminui com o consumo dos inibidores. 

3. O que pode causar a barba rala?

Um dos principais fatores é a genética. E, novamente, vale ressaltar: barba rala nada tem a ver com alopecia androgenética. Tanto que há homens com muito cabelo e falhas nos pelos do rosto, e vice-versa.

A genética, porém, não é a única causa para o problema — algumas delas podem fazer parte da sua rotina e, quando você abandona o hábito, os pelos voltam a crescer. 

Conheça alguns fatores que podem deixar a barba rala:

Alopecia areata

Também chamada de “pelada”, a alopecia areata é uma patologia inflamatória que faz com que os pelos do couro cabeludo e do corpo caiam repentinamente, formando buracos circulares. Resumidamente, é uma condição autoimune em que os folículos pilosos são atacados pelo próprio organismo, causando perda de cabelo irregular. Quando ocorre na barba, é também chamada de alopecia barbae.

A alopecia areata pode ser:

  • parcial, com a perda de apenas alguns fios no corpo e no couro cabeludo;
  • total, com a queda de todos os fios do couro cabeludo e dos pelos da face;
  • universal, com a queda de todos os pelos do corpo.

Na maioria dos casos, os pelos voltam parcial ou totalmente. Eles podem começar a crescer finos e brancos, mas logo voltam à coloração e espessura normais.

As causas para a alopecia areata envolvem genética, estresse e reação do sistema imunológico. O problema não tem cura definitiva, mas controle. Por isso, é essencial procurar assistência médica assim que perceber os primeiros sinais (que costumam atingir pessoas mais jovens, com menos de 20 anos). Patologias como lúpus e vitiligo também podem estar relacionadas.

Estresse

Ter uma vida estressante parece ser rotina para o brasileiro. O problema é quando o estresse se torna crônico, ou seja, quando o corpo não tem tempo de se recuperar entre um pico e outro de cortisol. O excesso do hormônio no organismo pode causar uma série de problemas, incluindo queda do cabelo e dos pelos da face.

O estresse pode causar a inflamação do bulbo capilar, inibindo o crescimento dos fios e impedindo a circulação sanguínea na região — o sangue é responsável por levar nutrientes aos folículos, que assim podem produzir cabelos mais fortes. Além disso, também interfere na oleosidade facial, que obstrui os folículos capilares 

Foliculite

A inflamação dos folículos capilares forma pequenas bolhas avermelhadas no rosto, que em alguns casos também formam pus. É causada quando o fio não consegue perfurar a pele para crescer, pois o folículo piloso é obstruído ou colonizado por bactérias. Assim, há uma inflamação que forma pápulas ou pústulas.

Como o fio não consegue sair, as bolinhas formam falhas na barba. 

Há diversos fatores por trás da foliculite, mas grande parte delas está relacionada à maneira de barbear. Porém, até quem tem barba grande pode sofrer com o problema — dessa vez, por conta da dificuldade de fazer uma higienização correta ou pelo uso de produtos inadequados.

Para evitar a foliculite na barba, siga as dicas:

  • apesar de a falta de higiene correta causar foliculite, o excesso também pode ter o mesmo efeito, já que a pele fica ressecada e, consequentemente, fragilizada. Portanto, não exagere na limpeza antisséptica;
  • mantenha a pele hidratada. Um hidratante facial com propriedades calmantes ajuda a evitar irritações;
  • faça a barba depois do banho. A água morna abre os poros, o que facilita a remoção dos pelos;
  • use produtos específicos para o barbear, pois também ajudam a evitar irritações e manchas pela fricção da lâmina;
  • tenha cuidado com o sentido correto para barbear. A lâmina deve passar no sentido de crescimento dos pelos e o mínimo de vezes possível;
  • use a mesma lâmina de três a cinco vezes. Depois, jogue fora e use outra nova.

Higiene

A barba também ajuda a proteger a face e até mesmo ajuda a filtrar o ar que o indivíduo respira (fazendo uma pequena “limpeza” antes da filtragem que os pelos da narina fazem). Contudo, ela também acaba acumulando bastante sujeira, principalmente se não houver uma boa higiene na região.

Quando os fios não são limpos, acabam provocando a oleosidade local, que obstrui os poros e afeta o trabalho dos folículos. Portanto, é fundamental higienizar a barba não apenas com água, mas principalmente com produtos específicos de limpeza.

Como a pele do rosto é totalmente diferente da do couro cabeludo, os produtos específicos para a limpeza da barba contam com ativos mais condizentes com as necessidades fisiológicas daquela região. 

4. Dá para fazer transplante capilar na barba?

Sim. E o melhor é que, por ser uma região de proporção menor que o couro cabeludo, o preenchimento precisa de uma quantidade de folículos capilares também menor. O procedimento também é indicado para quem deseja apenas preencher o bigode. 

Assim como ocorre com o transplante capilar, o procedimento é feito com fios naturais e do próprio paciente. Isso possibilita que o indivíduo tenha o tamanho da barba que desejar, além de evitar reações adversas. 

Preferencialmente são utilizados pelos da nuca da área submandibular da barba do indivíduo. Os folículos capilares são retirados na técnica FUE, ou seja, um por um obedecendo à proporção 5×1 (um folículo retirado e cinco poupados) para não deixar falhas na área doadora.

No transplante de barba, o cirurgião aplica anestesia local, que pode ou não ter sedação. Depois, ele começa a fazer micro aberturas com cânulas especiais na área da barba e, em seguida, insere os folículos com essa mesma ferramenta. Assim, o procedimento fica praticamente sem cicatrizes, já que elas são cobertas com o crescimento dos fios.

Um transplante de barba dura de 2h a 5h e costuma necessitar apenas de uma sessão. 

O pós-operatório é tranquilo: o paciente precisa evitar atividades físicas e contato excessivo com o sol no primeiro mês. Além disso, o uso de protetor solar é essencial.

Com o processo de crescimento dos fios estabilizado, é possível voltar a fazer a barba tranquilamente. Uma vez transplantados, os fios vão nascer e crescer da mesma forma que o restante dos pelos do rosto.

Como visto, há uma série de fatores que influenciam na qualidade dos pelos da barba. Mas se você já fez de tudo e não notou o nascimento de novos fios, o ideal é procurar pelo transplante capilar. Entre em contato com a Clínica Mauad e marque sua consulta.

solicite um contato