Queda capilar: já tentou tratá-la de outras maneiras?

Se você notou um aumento na queda capilar, provavelmente já leu sobre alguns tratamentos caseiros para resolver o problema. Fármacos, tratamentos e até mesmo raspar a cabeça são recomendados para fazer com que os fios voltem a crescer. Mas será que eles trazem algum resultado ou, ainda mais importante saber, são realmente seguros?

Se você tem notado alguma queda acima da média, é essencial buscar ajuda profissional. Antes disso, conheça alguns tratamentos e veja quais funcionam ou não.

Os pacientes costumam tratar a queda capilar de outras maneiras?

Na Clínica Mauad, fizemos uma pesquisa entre os pacientes para descobrir se os pacientes já tentaram algum procedimento para impedir a queda capilar antes de passar pelo transplante. Entre eles, 71,4% disseram ter recorrido a outros tratamentos antes. 

O transplante capilar costuma ser o último tratamento que o paciente procura para reverter o sumiço dos fios, já que é preciso estabilizar e preservar os folículos que ainda estão vivos, mas com dificuldades de produzir cabelo.

solicite um contato

O problema é que, durante isso, o paciente procura por procedimentos muitas vezes duvidosos para reverter a calvície em locais onde não há mais folículos trabalhando. 

Existem alguns testes que o dermatologista pode fazer para saber se o seu couro cabeludo está passando por uma queda capilar anormal, como biópsia do couro cabeludo, exame com dermatoscópio e teste de perda da haste.

É também fundamental observar se não há uma doença de base originando essa queda capilar. Síndrome dos ovários policísticos, diabetes, lúpus e hipertensão são alguns exemplos. O médico precisa avaliar se essas patologias estão controladas e se o tratamento delas pode entrar em conflito com a estratégia pensada para reverter a queda dos fios.

Queda capilar não é alopecia androgenética

Aqui no blog, sempre costumamos lembrar que queda capilar não é sinônimo de alopecia androgenética (calvície). É bem provável que você que as rarefações surgiram sem que houvesse uma queda significativa nos fios. Isso ocorre porque a calvície causa o afinamento dos fios: eles vão se tornando cada vez mais finos e frágeis, até que o folículo capilar para de produzi-los e, se não passar pelo tratamento adequado, morre.

A alopecia androgenética é um problema genético e não tem cura, mas controle. Além disso, pode ser piorada por outros fatores, como a menopausa e o uso de anabolizantes. 

Já a queda capilar pode ter diversos motivos por trás dela:

  • tricotilomania: hábito compulsivo de arrancar os fios da cabeça, sobrancelhas ou barba; 
  • má alimentação e/ou carência de vitaminas;
  • estresse severo;
  • falta ou higienização inadequada;
  • procedimentos químicos agressivos, principalmente quando combinados (por exemplo: descoloração e alisamento);
  • uso ininterrupto de boné, principalmente em dias quentes; 
  • lavagem com água muito quente e secador em altas temperaturas;
  • escovação muito agressiva, causando tração nos fios;
  • penteados feitos com muita força, puxando os fios para trás;
  • infecções causadas por fungos e bactérias;
  • excesso de oleosidade acumulada;
  • alguns tipos de medicamento;
  • distúrbios da tireoide.

Nesta lista, vamos abrir um porém: lavar com água muito quente não é muito bom, mas dificilmente vai fazer com que seu cabelo caia por si só. Mas se seu couro cabeludo apresentar dermatite seborreica, aí sim o caso pode se agravar.

Já o secador em altas temperaturas pode causar a quebra capilar, mas quando combinado a uma escovação muito agressiva, ele pode sim causar a queda capilar, já que o fio estará mais enfraquecido com as altas temperaturas.

Quais outros tratamentos existem para evitar a queda capilar?

Há uma série de remédios, receitas e até superstições para evitar a queda de cabelo. Contudo, o paciente precisa saber o que realmente funciona e se o recurso é realmente indicado para o caso dele. Conheça alguns deles:

Raspagem dos fios

Há quem acredite que raspar os fios diminui a queda capilar e estimula o crescimento dos fios. Contudo, isso não é verdade: a raspagem pode trazer o efeito contrário, pois costuma irritar o couro cabeludo. A partir daí, os fios podem se desenvolver mais finos, o que deixa a calvície mais aparente.

Shampoo bomba

A receita da mistura de um shampoo sem sal com vitaminas fez muito sucesso anos atrás, com o “boom” das receitas caseiras. Contudo, é sempre bom lembrar que raramente esse tipo de combinação trará bom resultado. Não há medição de cada ingrediente utilizado nem comprovação científica que faça com que essas receitas devam ser utilizadas.

Muitos usuários relataram notar o crescimento após o uso de shampoo bomba. O problema é que outra parte também reparou que o cabelo começou a cair. Isso ocorre porque a receita acelera as fases de desenvolvimento dos fios (crescimento, repouso e queda). Além disso, um dos produtos utilizados para fazer essa receita — Monovin A — costuma ser utilizado em crina de cavalo, que é um pelo muito mais resistente que o cabelo. A substância também não tem autorização para uso em humanos.

Lembre-se: mesmo que determinada vitamina faça bem para o crescimento dos fios, é muito melhor ingeri-la por meio da sua alimentação ou de suplementos indicados pelo médico do que por uso tópico sem comprovação científica. Os efeitos serão muito melhores e não trarão risco de queda.

Outro fator importante: caso você tome suplementos alimentícios, sempre siga orientação médica. E se notar aumento da queda capilar, avise imediatamente. Você pode estar passando por hipervitaminose, ou seja, excesso de vitaminas no organismo. Sim: tanto a falta quanto o excesso de substâncias provocam a queda capilar.

Finasterida e dutasterida

Quando falamos de calvície, um dos principais tratamentos para preservar os folículos que ainda funcionam é o uso de inibidores da 5-alfa redutase, enzima que converte a testosterona em que di-hidrotestosterona (DHT). A DHT se liga aos folículos capilares e faz com que eles fiquem mais fracos e não recebam os nutrientes levados pelo sangue.

O inibidores diminuem a quantidade de enzima no organismo e, consequentemente, de DHT. Dessa forma, a calvície se estabiliza com mais rapidez e a queda vai se cessando. 

Em pesquisa recente, foi comprovado que a dutasterida traz resultados mais rápidos que a finasterida, mas os dois remédios são usados no tratamento contra a calvície. O ideal é seguir aquele recomendado pelo médico.

É fundamental entender que esses bloqueadores não devem ser usados para queda capilar, que é um problema diferente da alopecia androgenética. Portanto, antes de fazer uso de qualquer medicamento, fale com um dermatologista ou tricologista.

Minoxidil

O minoxidil é um remédio vasodilatador, ou seja, ele aumenta o calibre do vaso sanguíneo para facilitar a chegada do sangue até o couro cabeludo. Ele sim pode ser usado para queda de cabelo, já que seu objetivo é aumentar e otimizar a circulação sanguínea e, consequentemente, a chegada de nutrientes no folículo capilar. 

A substância se popularizou como uma solução hidroalcoólica de uso tópico e concentrações de 2%, 3% e 5% (esta última geralmente para homens). No entanto, atualmente há também a versão em comprimido com resultados ainda mais eficazes. O problema é que, por ser um medicamento anti-hipertensivo, é fundamental contar com a orientação médica para saber se ele é recomendado ao seu caso.

Espironolactona

A espironolactona é um remédio utilizado para tratar pressão arterial, diminuir inchaços e atenuar a absorção de sal pelo organismo. Sua principal ação é impedir que os níveis de potássio no organismo fiquem muito baixos.

Atualmente, a espironolactona também pode ser usada para tratar casos específicos de acne e de seborreia. Porém, essas indicações não estão presentes na bula do remédio.

Por fim, o medicamento também é usado para tratamento de calvície, principalmente feminina. Isso porque a substância “compete” com a DHT na ligação ao folículo capilar. Ela também diminui a produção de testosterona. 

Assim como qualquer medicamento, a espironolactona pode causar efeitos colaterais. Por isso, além de essencial ser recomendada pelo médico, ela não pode ser usada por gestantes, pois pode causar malformação do feto.

“Gomas” para cabelo

A falta de vitaminas afeta a qualidade dos fios e dos anexos cutâneos. Por isso, muitas pessoas tomam suplementos vitamínicos para deixar os cabelos e unhas mais fortes. O problema é que muita gente toma esses suplementos sem orientação médica e, principalmente, sem saber se eles são realmente indicados para o caso.

Para facilitar o consumo, em vez de cápsulas alguns suplementos são comercializados em forma de gomas doces. Aí, temos outro problema: algumas fórmulas acabam lotadas de açúcares, corantes, aromas artificiais e estabilizantes, que acabam formando um processo chamado de glicação, ou seja, os nutrientes perdem sua função biológica.

Antes de comprar qualquer suplemento, fale com o médico e faça os exames necessários. Ele vai escolher a fórmula que mais se adequa às suas necessidades.

A queda capilar foi definitiva. E agora?

Se o seu folículo não é mais capaz de produzir fios, então é hora de procurar pelo transplante capilar — principalmente se as rarefações forem muito visíveis e esteticamente incômodas a você.

O transplante capilar é o único tratamento eficaz para cobrir regiões que já não produzem mais novos fios. Embora os tratamentos preventivos tragam efeitos eficazes, eles não fazem efeito algum quando o folículo está morto. 

Com o transplante capilar, você volta a ter cabelo nas áreas onde nenhum outro fármaco ou tratamento traz efeito. Então, entre em contato com a Clínica Mauad e faça seu orçamento.

solicite um contato