12 curiosidades sobre o cabelo que você precisa conhecer

Você conhece bem seu cabelo? Esse fio finíssimo — de 0,07 mm de espessura, em média — traz uma série de curiosidades. Você sabia que todos os folículos surgem ainda na gestação? E que é possível transplantar fios de outras partes do corpo para a cabeça? E que o cabelo que você vê na verdade está morto?

Neste texto, você vai conhecer 12 curiosidades sobre o cabelo. Confira!

12 incríveis curiosidades sobre o cabelo

Cuidar dos fios fica ainda mais interessante depois que você os conhece. Veja algumas curiosidades sobre seu cabelo:

1. O cabelo é tecido morto

Uma das principais curiosidades sobre o cabelo é que toda a sua parte visível é, na verdade, tecido morto. A parte “viva” é a raiz, que vai desenvolver o comprimento do fio. Já o que vemos, a haste capilar, é composta pela queratinização, ou seja, o acúmulo de queratina pela decomposição das células mortas. 

solicite um contato

Quando você faz um tratamento capilar, está evitando que aquela fibra fique mais vulnerável a agentes externos. Contudo, a haste capilar não tem vascularização, não recebe nutrientes do sangue e, portanto, não é capaz de se regenerar. Dessa forma, os tratamentos são temporários: eles se “descolam” do cabelo com o tempo. Por isso, não há uma reconstrução definitiva.

De qualquer forma, é preciso investir, principalmente, em máscaras de hidratação e nutrição, que repõem água e proteínas perdidas diariamente.

2. Água também faz parte dele

Apesar de boa parte ser formada de queratina (70%), por volta de 20% da composição do fio de cabelo é de água. Os outros 5% são gordura, mas você também encontra ferro, zinco, selênio, cálcio e outros compostos em quantidade muito baixa.

É por isso que é muito importante hidratar seus fios tanto pela ingestão de água quanto pelo uso de máscaras de hidratação.

3. Seu cabelo pode crescer por até 7 anos

O cabelo tem 4 fases: anágena, catágena, telógena e exógena. A anágena é a fase de crescimento, a mais longa de todas elas. Costuma durar de dois a sete anos, dependendo da genética, da alimentação e dos cuidados que o indivíduo tem com os fios. Estima-se que 90% dos fios de um indivíduo estejam na fase anágena.

Por mês, o cabelo cresce de 1 a 1,5 cm por mês; no máximo, 2 cm. Tratamentos que prometem mais do que isso não são confiáveis, pois é uma predisposição genética que o fio tem para esse crescimento.

4. A quantidade de fios é formada na gestação

O padrão capilar se forma por volta da 15ª semana de gestação. 

Ah, e não existe folículo apenas no couro cabeludo. Estima-se que o corpo tenha por volta de 5 milhões de folículos, que só não estão presentes nas palmas das mãos e dos pés. Já no couro cabeludo, estão em média 150 mil deles.

Quando você faz um transplante de cabelo, o cirurgião plástico utiliza fios que estão presentes no próprio couro cabeludo, mas que não são geneticamente suscetíveis à calvície. Contudo, nem sempre eles são suficientes para cobrir a área calva por completo. Em alopecias muito avançadas, ele pode utilizar folículos pilosos de outras áreas do corpo para dar a sensação de cabelo mais cheio. Como a textura e até a capacidade de crescimento são diferentes, os folículos do próprio couro cabeludo ficam na linha frontal nas extremidades, enquanto os de outras áreas ficam misturados no meio.

5. Cor do cabelo é determinada por um pigmento natural

A cor do seu fio é determinada pela quantidade e pelo tipo de pigmento presentes. O principal deles é a melanina, que é subdividida em diferentes tipos, sendo os dois principais tipos:

  • eumelanina: responsável pela coloração castanha a preta;
  • feomelanina: responsável pela coloração ruiva a loira.

6. O cabelo afina a partir dos 50 anos

Boa parte dos homens e algumas mulheres sofrem da alopecia androgenética, nome clínico para calvície. Ela faz com que os folículos capilares parem de receber nutrientes do sangue até que se fechem de vez e parem de produzir fios. Alguns tratamentos, como finasterida e minoxidil, ajudam a reduzir o problema. 

Um fator interessante é que, independentemente de o indivíduo ter ou não calvície, o cabelo também envelhece com o tempo. 

O folículo capilar acaba sofrendo com o envelhecimento, produzindo fios mais opacos e quebradiços. Com as mulheres, a situação piora a partir da menopausa, que também afeta a qualidade dos fios. 

7. Minoxidil é uma substância venenosa para cães e gatos

Uma das principais curiosidades sobre o cabelo não se refere necessariamente a ele, mas é um grande alerta para quem tem animais de estimação.

O minoxidil é uma substância que aumenta o calibre dos fios e, consequentemente, a vascularização. No geral, ela é utilizada como uma solução hidroalcoólica de uso tópico, ou seja, o indivíduo deve aplicar o líquido no couro cabeludo. O problema é que, se esse indivíduo tiver um cão ou gato de estimação, estará o colocando em perigo. A substância é altamente tóxica para esses animais e, com relação aos gatos, pode levá-los a óbito.

Caso faça uso tópico, evite ter contato com animais durante esse período. Por exemplo: o indivíduo que usa minoxidil na barba não deve deixar o gato lamber a região. Além disso, ele deve ficar longe da fronha ou lençol caso o dono passe a solução e vá dormir. Depois de aplicar, lave muito bem as mãos com sabão ou detergente. 

O mais seguro é fazer uso de comprimidos, já que o indivíduo evita o contato do animal com a substância e conta com resultado mais rápido dos benefícios dela.

8. Estresse piora sua calvície

Se você sofre de alopecia androgenética, pode sim ter uma piora com o estresse. Não que ele faça os folículos pararem de produzir cabelo com mais rapidez, mas sim diminui a fase anágena do cabelo, fazendo com que se desprenda do folículo com mais rapidez.

Conhecido como o hormônio do estresse, o cortisol, quando em excesso na corrente sanguínea, pode atrapalhar a absorção de nutrientes essenciais para a saúde capilar. Vitaminas, ferro, selênio e zinco auxiliam na renovação celular dos folículos. Assim, os folículos não conseguem se regenerar e ficam na fase de repouso por mais tempo. Quando os tecidos da região não se renovam, os fios caem com mais facilidade e a produção de novos demora a surgir.

9. O cabelo é determinado pela genética, mas pode mudar

O gene trichohyalina é o que determina o tipo de cabelo do indivíduo. Como podemos notar, o formato, a cor e a espessura do fio são determinados pela genética. Se o pai tem cabelo liso e a mãe ondulado, o que vai determinar o tipo de fio do bebê é o gene dominante.

Contudo, é comum que a criança tenha o cabelo liso e ele fique ondulado com o passar do tempo. A cor também pode mudar: uma pessoa pode ser loira na infância e ter o cabelo castanho médio na adolescência. 

Essas mudanças ocorrem não por fatores externos ou pela alimentação, por exemplo, mas por conta das mudanças hormonais durante a puberdade. Além disso, durante a adolescência, é comum que haja um aumento na produção de óleo, o que pode fazer com que os fios sejam mais oleosos. 

10. Covid-19 faz o cabelo cair

É comum ver pacientes que sofreram com a covid-19 relatando que a queda de cabelo foi intensa após esse período. A patologia virou um fator causador do eflúvio telógeno — queda excessiva de fios causada por um fator estressante.

Assim como ocorre com estresse, a queda não é imediata: pode acontecer de seis a oito semanas após a infecção. Isso porque a covid atua como um fator estressante que faz com que os folículos fiquem mais tempo na fase de repouso do ciclo capilar. Porém, a perda não é definitiva: os fios voltam a crescer em até seis meses depois do problema.

11. O cabelo não cresce mais rápido no verão

Muita gente acredita que as altas temperaturas fazem o cabelo crescer mais rápido, mas não há nenhuma comprovação científica que confirme essa predisposição. Porém, o calor aumenta a vasodilatação, o que faz com que mais sangue corra em mais quantidade pelo organismo e, consequentemente, chegue em maior volume aos cabelos.

Outro fator importante é que o calor também faz com que o indivíduo coma mais frutas, o que auxilia na nutrição, e lave os fios com água fria, que mantém o balanceamento natural das glândulas sebáceas do couro cabeludo e fecha as cutículas da haste capilar.

12. Folículo e unidade capilar não são a mesma coisa

Quando falamos de transplante capilar, é muito comum falar sobre folículo e unidade capilar. Embora estejam relacionados, são conceitos diferentes.

O folículo é uma estrutura interna da pele, como uma invaginação da epiderme na derme, ou seja, é como se a parte externa da pele pele fizesse uma micro curva até a parte mais profunda para apontá-lo. É dentro dele que estão todas as estruturas necessárias para a produção e desenvolvimento do cabelo, como a matriz capilar e as células-tronco do cabelo.

Já a unidade capilar é a forma com a qual o cabelo se distribui no couro cabeludo, ou seja, quantos fios estão no mesmo óstio (poro). No geral, um óstio com apenas um folículo costuma ser minoria; os fios se distribuem entre dois a quatro em cada unidade folicular.

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o cabelo? Com os cuidados certos, você consegue fazer seus fios crescerem o máximo que a genética permite.

E se você sofre com alopecia androgenética, sabe que a área calva já não se regenera. Mas não é preciso viver com a calvície; você pode reverter o problema por meio do transplante capilar. Entre em contato com a Clínica Mauad pelo WhatsApp e marque sua consulta.

solicite um contato