Quanto tempo leva para ver o resultado final do Transplante Capilar?

Uma das grandes questões do transplante capilar é saber quando será possível ver o resultado final. A cirurgia, embora relativamente rápida e, dependendo da técnica, minimamente invasiva, requer um tempo de recuperação e adaptação do folículo ao local onde foi reposicionado. Mas então como saber se o procedimento foi bem-sucedido?

Nos primeiros meses, já será possível notar o crescimento dos fios, mas você sabia que, por volta de 30 dias após a cirurgia, todo o cabelo que cresceu vai cair? Calma! Não é preciso se preocupar.

Neste texto, você vai entender melhor quando surge o resultado final do transplante capilar e como o procedimento se desenvolve com o passar do tempo. Confira!

Quanto tempo demora para surgir o resultado final do transplante capilar?

O resultado final do transplante capilar aparece depois de 12 meses. É nesse período que o paciente consegue visualizar o crescimento de 100% dos fios transplantados. Em até 9 meses, é possível ver 80% dos folículos desenvolvidos, mas depois de um ano, há uma garantia maior de que ele veja o resultado por completo.

solicite um contato

Outro fator importante é sobre a capacidade da unidade folicular (UF) retirada, ou seja, cada UF se refere a um grupo de folículos que compartilham a glândula sebácea e o músculo piloeretor. Cada uma delas, que se refere a um ponto no couro cabeludo, pode ter de um a quatro fios.

Como o transplante capilar se desenvolve até o resultado final?

Veja como é o pós-cirúrgico com o passar dos meses:

Uma semana após o transplante

O couro cabeludo ainda apresentará crostas, mas elas terão caído. Qualquer saída pela manhã — da ida à padaria até uma caminhada mais longa — necessitará de uma proteção no couro cabeludo. Bonés são mais adequados, pois não apertam nem engancham nas feridas.

As cicatrizes também estarão menos inchadas, mas ainda podem apresentar vermelhidão. 

Quinze dias

O paciente que passou pela técnica FUT deverá ir à clínica retirar os pontos; já quem passou pela FUE começa a voltar aos hábitos normais, já que as crostas terão caído. É também neste momento que começam a surgir os primeiros fios transplantados.

Trinta dias

Como dito, os fios transplantados caem. Isso ocorre porque qualquer cirurgia causa uma espécie de trauma na fisiologia da região. Como os fios recém-transplantados não estão recebendo vascularização, eles caem e as células produtoras diminuem seu metabolismo. Então, por mais que pareça assustador, é uma fase normal do processo. Assim que ocorre uma nova ligação entre papila e vasos, a produção capilar se regenera. 

Mas também há boas notícias: o couro cabeludo estará recuperado. É hora de voltar a todas as suas atividades normais, incluindo banho de piscina ou mar e atividades que exijam mais esforço físico.

Três meses

Aqui, é possível ver o resultado da ligação entre papila e vasos sanguíneos. Novos fios começam a surgir na região receptora, mas serão bem poucos — os folículos capilares ainda estarão na fase de latência. 

Seis meses

Aqui já podemos ver o resultado parcial do transplante capilar. Por volta de 50% dos fios transplantados já terão se desenvolvido e, dessa forma, o paciente já tem uma ideia se a cirurgia foi ou não bem-sucedida.

Nove meses

Por volta de 80% dos folículos transplantados estarão produzindo fios visíveis. O desenvolvimento das unidades estará a todo vapor. 

Doze meses

Neste momento, todos os folículos transplantados e que conseguiram se ligar aos vasos estarão desenvolvendo novos fios, que estarão crescidos no couro cabeludo. Eles já terão coberto qualquer rarefação no local.

No resultado final do transplante capilar, todos os folículos desenvolvem novos fios?

Depende. É preciso que haja uma combinação entre técnica cirúrgica bem-feita e bons hábitos de vida do paciente. 

O fio de cabelo é nutrido por microvasos sanguíneos, que levam os nutrientes até ele por meio da papila. Quando é feito o transplante, essa conexão é cortada, ou seja, rompe-se o vínculo entre a papila e os vasos. 

Após a implementação da unidade capilar na região receptora, é preciso que surjam novos vasos sanguíneos na área receptora que se liguem à papila e levem nutrientes aos folículos — é por isso que, depois de um mês de transplante, os fios transplantados caem. Até que haja essa nova vascularização, as células que produzem novos fios reduzem seu metabolismo. Quando há novamente essa ligação, elas voltam ao normal e produzem um novo fio de cabelo. Esse processo demora, em média, três meses. 

O que avaliar

Além dessas, há outras condições que você precisa considerar:

  • tamanho da incisão: quanto maior ela for, maior o tempo necessário para a cicatrização;
  • quantidade de adrenalina colocada no couro cabeludo: aqui, o hormônio é utilizado como medicação para provocar vasoconstrição. Quando usada em demasia, pode comprometer essa ligação;
  • tempo da UF fora do corpo: o ideal é que ela fique, no máximo, seis horas para facilitar essa ligação. Por isso, é preciso que haja uma cronologia na retirada e reinserção dos fios no transplante capilar: os que foram retirados primeiro serão os primeiros a serem repostos na área receptora;
  • habilidade profissional: cirurgiões mais habilidosos e experientes terão resultados melhores nas megassessões. Já os iniciantes devem ficar com as sessões menores;
  • manipulação dos enxertos: o uso de implanters na FUE protege as raízes e impede sua manipulação, facilitando a pega no couro cabeludo;
  • temperatura: o enxerto fica preservado em uma solução, que deve estar numa temperatura adequada.

E qual a porcentagem ideal de desenvolvimento das unidades capilares? Acima de 90% dos folículos transplantados devem ter uma boa pega no couro cabeludo.

Condições do paciente

Como dito, o paciente tem papel fundamental para que o resultado final do transplante capilar seja bem-sucedido. E quando falamos de cigarro, essa influência entre indivíduo e cirurgia é ainda maior.

Assim como a adrenalina, o tabagismo faz vasoconstrição periférica, ou seja, os vasos sanguíneos se contraem para que o sangue seja desviado de órgãos não prioritários e vá para partes vitais, como o cérebro e o coração. Com isso, o folículo perde sua fonte de nutrição.

Além disso, a literatura médica indica que o cigarro pode provocar necrose de pele pós-cirurgia plástica. E isso sem falar em todo o prejuízo que a nicotina provoca no organismo. Portanto, como ela tem efeito sistêmico, a qualidade do fio também poderá ser afetada negativamente.

Ter uma rotina de vida saudável ajuda a manter o couro cabeludo irrigado, o que faz toda a diferença no transplante.

Como é o pós-operatório

Por fim, todos os cuidados do pós-operatório precisam ser seguidos, como o uso de medicamentos e loções. 

  • o paciente ficará com um curativo envolvendo a cabeça por  24h. O médico vai retirá-lo no consultório para fazer a primeira lavagem. Antes disso, o banho deve ser apenas do pescoço para baixo, evitando molhar a região;
  • depois de remover o curativo, o paciente deve lavar a cabeça por, pelo menos, uma vez ao dia. Se tomar mais de um banho, o couro cabeludo também deve ser lavado;
  • enquanto o couro cabeludo apresentar crostas, o paciente deve usar uma proteção toda vez que sair pela manhã ou tarde, como bonés, gorros e boinas. Em ambientes fechados ou a noite, não é preciso;
  • durante esse período de recuperação, o paciente também deve evitar água do mar, água de piscina e qualquer ação que cause atrito no couro cabeludo;
  • o paciente deve evitar atividades que o deixem suado, pois isso pode aumentar a coceira na região (que é normal no pós-operatório);
  • o ideal é evitar a exposição solar prolongada por 30 dias para não manchar a região;
  • quem tem tendência à acne pode apresentar espinhas na região receptora, mas não deve espremê-la. Entre em contato com o médico e peça a recomendação de algum medicamento específico para o problema.

Trabalho

Uma das dúvidas mais frequentes no pós-operatório é sobre a volta ao trabalho. Quando é possível? Depende da profissão.

Se o indivíduo trabalha em uma atividade que não causa suor intenso e não tem contato frequente com atrito, água de mar e de piscina pode voltar em dois dias. Já quem trabalha em plataformas e obras, por exemplo, precisam usar capacetes. Com isso, será necessário esperar pelo menos de 10 a 12 dias para que as crostas caiam.

No geral, o paciente volta à vida normal após a queda natural das crostas, mas isso pode variar.

O resultado final do transplante capilar não cobriu por completo. Quando posso fazer uma nova cirurgia?

Se os fios que sofrem com alopecia caíram ou o procedimento não foi suficiente para cobrir a área calva por completo, o paciente pode fazer outra cirurgia em doze meses. Por exemplo: se a última sessão do seu transplante capilar foi no dia 23 de agosto de 2023, ele poderá realizar outra a partir do dia 23 de agosto de 2024. Então, assim que ele puder conferir o resultado final do transplante, já estará apto a passar por outro — isso, claro, se estiver em boas condições de saúde.

Entendeu como o transplante capilar se desenvolve até chegar ao resultado final? Como visto, é preciso ter cuidados específicos da cirurgia, mas em um mês o paciente já volta à sua vida normal.

E se você deseja fazer seu transplante capilar, entre em contato com a Clínica Mauad e faça sua consulta.

solicite um contato