Shampoo para calvície realmente funciona?

Você já ouviu falar em shampoo para calvície? Assim como muitas soluções que prometem curar o problema, como por exemplo o transplante capilar, o produto oferece uma série de ativos que, combinados, supostamente fariam os fios nascerem novamente — dessa vez, mais fortes e saudáveis. Mas será que realmente funciona?

Nas farmácias, há diversos produtos que prometem acabar com a queda de cabelos. Mas quando não se sabe como eles atuam, a compra pode acabar sendo um desperdício de dinheiro. Neste texto, você vai entender melhor como funciona e quais os resultados que um shampoo para calvície proporciona para uma pessoa verdadeiramente calva. Confira:

O que é shampoo para calvície?

É um shampoo com ativos que penetram nos folículos capilares e estimulam o crescimento de fios mais fortes e saudáveis. Muitos deles têm efeito vasodilatador, ou seja, estimulam o aumento do calibre dos vasos sanguíneos e melhoram a microcirculação sanguínea na região.

O shampoo para calvície pode atuar também acelerando as fases de crescimento do fio capilar, melhorando a saúde do couro cabeludo, fortalecendo e proporcionando efeito “engrossador” dos fios. Eles costumam combinar ativos como d-pantenol, biotina, colágeno e vitamina B12.

solicite um contato

Shampoo para calvície realmente funciona?

Para quem sofre de alopecia androgenética, não. O motivo é simples: o problema é genético. Portanto, soluções tópicas não vão cortar o problema pela raiz. Ele pode sim deixar os cabelos mais fortes e atuar nos folículos que não estão em fase cicatricial (não se fecharam), mas não fará com que os bulbos capilares voltem a se abrir.

Shampoo como tratamento coadjuvante

O shampoo, no entanto, pode atuar como um tratamento adjuvante para a calvície. Resumidamente, ele pode melhorar a qualidade dos fios que já nasceram, mas não atua sozinho.

Qual a real solução para a calvície?

A alopecia androgenética, nome científico da calvície, não tem cura, mas pode ser controlada. Por isso, apenas um método pode trazer os fios de volta às áreas calvas: o transplante capilar. Nele, o cirurgião fará a transferência de bulbos capilares saudáveis (que não têm predisposição genética à calvície) da região doadora para as partes rarefeitas. Com isso, o indivíduo volta a ter os cabelos bem distribuídos no couro cabeludo. 

O transplante é feito quando a calvície está estabilizada. Assim, o cirurgião pode distribuir os folículos de maneira mais homogênea. Portanto, é importante aliar o procedimento a tratamentos complementares, como o uso de inibidores da enzima 5-alfarredutase (finasterida e dutasterida) e vasodilatadores (minoxidil). Todos esses tratamentos são de uso prolongado e, depois de algum tempo, não farão o mesmo efeito. Mas é importante se lembrar de que é uma questão genética: com o envelhecimento, a perda de cabelo se acentua.

O shampoo para calvície entraria também como um tratamento complementar, deixando o couro cabeludo mais saudável e os fios mais encorpados. E, de qualquer maneira, seu efeito é limitado: ele não substitui os remédios de uso prolongado, tampouco o efeito que um transplante capilar vai proporcionar. Além disso, se o indivíduo parar de utilizá-lo, a queda voltará.

Entendeu como o shampoo para calvície funciona? Como visto, o único tratamento que pode acabar com as entradas e áreas de rarefação no couro cabeludo é o transplante capilar. Para saber se você pode fazer o seu, entre em contato com a Clínica Mauad e marque sua consulta.

solicite um contato