Calvície masculina ou queda de cabelo?

A queda de cabelo é uma das queixas mais comuns nos consultórios de dermatologia. O problema pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas nem sempre pode ser considerado calvície. Há muita confusão ainda sobre a calvície masculina, por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas. Confira!

Causas da calvície masculina

A calvície masculina é muito comum de ocorrer, no entanto, existem muitos fatores causadores do problema. Fatores genéticos, uso de produtos químicos, falta de vitaminas ou doenças inflamatórias podem ser os motivos para a queda de cabelo. No entanto, ela pode ser temporária ou não.

É muito comum que todos tenham queda de cabelo alguma vez na vida, e esse processo pode durar até três meses, quando é temporário. Neste caso, é normal que o paciente perca até cem fios de cabelo por dia. Algumas pessoas têm poucos episódios durante a vida, porém em outras esse fenômeno é mais frequente. Esse problema é chamado de eflúvio telógeno.

Alopécia androgenética

Outro tipo muito comum de calvície masculina é a alopécia androgenética. A doença é crônica e o paciente deverá se acostumar com ela, pois terá que conviver pelo resto da vida com o problema. O diagnóstico deve ser feito por um médico especialista.

Somente o profissional poderá avaliar e determinar se a calvície se apresenta de forma isolada ou se está associada a outras doenças, como a caspa, por exemplo. Nesses casos, o tratamento fica ainda mais difícil, e é necessária uma parceria sólida entre médico e paciente.

solicite um contato

Diferença entre queda de cabelo masculina e calvície

A principal diferença entre queda de cabelo masculina e calvície é o volume de fios perdidos. No entanto, é comum que uma pessoa perca entre 50 e 100 fios de cabelo por dia. Mas é preciso ficar atento, pois essa queda só é considerada comum se o fio é substituído por outro que está nascendo, mantendo equilibrada a quantidade de cabelos na cabeça.

Diferente do que muitos pensam, mesmo com a saúde em dia, o cabelo continua crescendo e caindo em um ciclo sem fim. Contudo, muitas situações podem alterar o equilíbrio deste ciclo capilar e provocar a calvície. O problema pode ocorrer por diversas razões e é necessário a ajuda de um médico quando o paciente nota que os fios estão caindo mais que o normal.

Embora a calvície também se manifeste em mulheres, ela é mais comum no gênero masculino devido à ação da testosterona. Esse hormônio pode ser convertido em dihidrotestosterona (DHT), um derivado que atua no bulbo capilar e promove o afinamento dos fios, levando à queda.

Os primeiros sinais da alopecia nos homens podem surgir entre os 17 e 23 anos. Os fios não caem todos de uma vez, mas a queda é contínua e persistente. As primeiras falhas, normalmente, surgem nas laterais da testa.

Ainda tem dúvidas sobre calvície? Confira mais artigos no blog e saiba mais sobre o assunto.

solicite um contato