Crescimento do Cabelo: Conheça o processo

Você conhece o ditado que diz “o cabelo é a moldura do rosto”? Pois bem, para a maioria das pessoas, não se trata apenas de um ditado, mas uma regra que mantém a autoestima e o bem estar elevados. Por isso, é cada vez mais comum ver homens e mulheres preocupados com o processo de crescimento do cabelo e como mantê-lo hidratado e com boa aparência. 

Mas, para cuidar, é preciso conhecer, certo? Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo, para te explicar o passo a passo para um crescimento de fios saudável e constante. Vamos lá?

Descubra o seu tipo de cabelo

Então, como dissemos acima: para cuidar é preciso conhecer. Assim, a primeira pergunta que você precisa se fazer é: eu sei qual é o meu tipo de cabelo?

Veja, existem diferentes tipos de fios. Para cada um deles, há cuidados específicos quanto ao uso de produtos e a frequência. Por isso, é muito importante saber exatamente que tipo de cabelo é o seu. Deste modo, as chances de que um tratamento tenha o efeito esperado serão bem maiores. Abaixo, listamos os tipos mais comuns de cabelo. Descubra qual é seu:

  • Liso

Os cabelos lisos são aqueles que não apresentam curvas. Eles podem ser finos, mais propensos a dar nó, mas também podem ser pesados, com fios mais grossos e brilhantes. 

solicite um contato
  • Ondulado

Os cabelos ondulados também podem ter texturas diferentes. Existem os fios finos com ondas suaves em formato de S, mas, também, aqueles com o formato do S mais encorpado. Essa curvatura pode ocorrer somente nas pontas, como no topo da cabeça.

  • Cacheado

Dos soltos aos mais definidos, os cabelos cacheados são aqueles bem encurvados, tanto na raiz como nas pontas.

  • Crespo

Fios bem enrolados desde a raíz. Podem apresentar espessuras finas e grossas, porém, a maioria é um pouco mais ressecada que os demais tipos.  

Cuidados diários são fundamentais para a saúde dos fios

Agora que você já sabe quais os tipos de cabelos mais comuns, ficará mais fácil descobrir qual é o seu. Assim, será simples escolher os produtos e tratamentos certos para o objetivo que você deseja alcançar com as suas madeixas.

Veja, o ideal é que os cabelos, seja de qual tipo for, recebam o tratamento adequado, com shampoos e condicionadores indicados para eles. Além disso, é de suma importância que, após a lavagem, eles sejam completamente secos. Isso porque deitar-se com os fios ainda molhados, por exemplo, pode afetar completamente a saúde dos fios.

Atente-se também a sua alimentação. Cabelos com vida são sinônimo de corpo nutrido. Ou seja, dê preferência a alimentos mais naturais, ricos em vitaminas e minerais. 

Como funciona o processo de crescimento do cabelo

O processo de crescimento do cabelo é bem simples. Em linhas gerais, os fios passam por três ciclos:

  • crescimento
  • repouso
  • queda

Para se ter ideia, uma pessoa pode perder entre 50 a 100 fios de cabelo todos os dias, sem que isso prejudique o desenvolvimento do ciclo. Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, estima-se que, na média mundial, os cabelos podem crescer 1,2 cm por mês. Ainda assim, esse número pode variar de pessoa para pessoa.

Essas informações são importantes porque se existir uma queda de cabelo fora desses padrões, alguma coisa pode não estar indo bem. Se isso ocorrer, um especialista deve ser consultado para determinar as causas e tratamentos.

solicite um contato