Motivos que deixam uma pessoa calva

Não é difícil encontrar uma pessoa calva pelas ruas, e na maioria das vezes é do sexo masculino. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, metade da população masculina com até 50 anos sofre com o problema. No entanto, em qualquer idade a calvície pode aparecer. Mas o que faz uma pessoa ter queda de cabelo? Confira o artigo e saiba mais.

O que é calvície

Uma pessoa calva é caracterizada pela perda parcial ou total dos cabelos e dos pelos em uma determinada área do corpo. Também chamamos esse problema de calvície ou alopécia. A calvície é geralmente mais perceptível no couro cabeludo, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo que haja pelos.

No entanto, existem vários tipos de queda de cabelo ocasionadas por inúmeros motivos. Aliás, o ciclo de vida do fio de cabelo passa por algumas fases que se resumem em crescimento, repouso e queda. Nesse processo, perdemos em torno de 50 a 100 fios por dia, sem ter calvície e dura em média de 1 a 3 anos.

Causas que podem deixar uma pessoa calva

Muitas são as causas que podem deixar uma pessoa calva. Entretanto, as duas principais são a hereditariedade e os hormônios. Ambos fazem com que os bulbos capilares se atrofiem, acelerando a queda definitiva caracterizada nas áreas frontais e na coroa do couro cabeludo. A denominação deste tipo de calvície é alopécia androgenética ou calvície de padrão masculino. Confira mais algumas causas a seguir.

Cigarro

O tabagismo faz com que uma pessoa fique calva. Aliás, as substâncias tóxicas do cigarro enfraquecem as mechas, e levam a uma degeneração dos vasinhos que abastecem as extremidades do corpo, neste caso, o couro cabeludo.

Síndrome metabólica

Um estudo da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, comprovou que uma pessoa calva também tem muita chance de ter alguma síndrome metabólica como causadora do problema. Doenças como diabete, hipertensão, obesidade e triglicérides altos lesam inclusive os vasos que irrigam o couro cabeludo, deixando-o sem a nutrição adequada.

Doença renal crônica

Inchaço, cãibra, náusea, dor de cabeça e calvície são sintomas da doença renal crônica, quando os rins deixam de filtrar o sangue direito. Um estudo revelou que 41,4% de pacientes com doença renal crônica tinham falhas no couro cabeludo. A suspeita é que algumas limitações alimentares da condição são as causas da queda.

Disfunção da tireoide em uma pessoa calva

A tireoide é uma glândula alojada no pescoço que controla o ritmo de todo o organismo, inclusive o processo de crescimento e renovação capilar. Por isso, há grandes chances de uma pessoa calva sofrer de alguma disfunção da tireoide e tê-la como causa da queda. Isso porque, se a glândula passa a fabricar doses elevadas dos hormônios T3 e T4, a reposição celular do couro cabeludo fica acelerada.

Por outro lado, a falta de T3 e T4 deixa o metabolismo mais lento, dificultando o desenvolvimento dos fios. Aliás, os problemas de tireoide estão entre os que mais fazem pacientes procurarem um consultório médico reclamando de falta de cabelo.
Gostou das informações? Quer saber mais sobre calvície e seus tratamentos? Então confira acesse o nosso site.