Antes e depois do transplante capilar: por que não se pode divulgar?

A publicidade médica é um método muito utilizado no meio on-line. Ela permite que o profissional se aproxime do seu público, explique procedimentos e esclareça dúvidas para que o paciente se sinta mais confortável a ir a um consultório. Contudo, um tipo de postagem muito polêmica é a de antes e depois do transplante capilar para mostrar como o procedimento costuma agir. Será que isso é permitido?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) traz uma série de colocações sobre os tipos de campanhas publicitárias que podem ou não ser efetuadas pelo médico. Veja agora se é permitido divulgar fotos de antes e depois do transplante capilar!

Pode-se divulgar antes e depois do transplante capilar?

Não. Pelo Conselho Federal de Medicina , é expressamente proibido divulgar antes e depois de procedimentos pela publicidade médica, mesmo que haja consentimento do paciente. Isso ocorre porque o material pode gerar uma expectativa irreal no paciente, algo inviável na medicina — uma profissão de meio e não de fim, que não pode fazer promessa de resultado.

Além disso, o CFM tem como objetivo preservar o médico de eventuais processos movidos por pacientes ou terceiros em busca de indenizações.

solicite um contato

A Resolução CFM nº 2.126/2015 aponta o estabelecido pelo art. 13 da Resolução 1974/11, que diz:

Art. 13

As mídias sociais dos médicos e dos estabelecimentos assistenciais em Medicina deverão obedecer à lei, às resoluções normativas e ao Manual da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame).

Os parágrafos 3 e 4 da Resolução especificam a proibição de antes e depois pelos médicos, o que inclui o procedimento de transplante capilar. Cabe aos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) a investigação e punição dos profissionais que fazem esse tipo de publicidade.

§3º É vedado ao médico e aos estabelecimentos de assistência médica a publicação de imagens do “antes e depois” de procedimentos, conforme previsto na alínea “g” do artigo 3º da Resolução CFM nº 1.974/11.

§4º A publicação por pacientes ou terceiros, de modo reiterado e/ou sistemático, de imagens mostrando o “antes e depois” ou de elogios a técnicas e resultados de procedimentos nas mídias sociais deve ser investigada pelos Conselhos Regionais de Medicina.

No parágrafo 1 do artigo, o CFM esclarece onde esses tipos de publicações são proibidos:

§1º Para efeitos de aplicação desta Resolução, são consideradas mídias sociais: sites, blogs, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, WhatsApp e similares.

Além do antes e depois do transplante capilar, o que mais é proibido ou liberado pelo CRM?

Veja o que o Conselho permite ou não para a publicidade médica.

Exibição de pacientes em materiais publicitários

Mesmo com autorização do paciente, o uso de fotos em materiais promocionais e em divulgação em canais de comunicação — mídias sociais, folders, materiais impressos, jornais e televisão — é proibido. As selfies também devem ser evitadas, mas não estão proibidas.

Essa proibição não inclui a divulgação de fotos em eventos e apresentações de trabalhos científicos, desde que haja autorização por escrito do paciente no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Divulgação nas redes sociais

É cada vez maior o uso das redes sociais pelos médicos, incluindo para resultados de antes e depois do transplante capilar. É preciso repetir, porém, que isso é uma infração do que foi determinado em lei.

Desde 2015, o médico está autorizado a divulgar endereço e telefone do seu consultório nas páginas das mídias digitais. Além disso, elas podem servir para tirar dúvidas e como um meio de comunicação entre profissional e potencial paciente.

O médico só precisa ter cuidado para não criar posts sensacionalistas nem prometer resultados ao público.

Expressões vetadas

É normal que o paciente crie expectativas a um tratamento ou cirurgia. Afinal, é por conta dos prováveis resultados que ele vai atrás de um transplante capilar, por exemplo. Contudo, todo material deve evitar expressões que possam dar a ideia de resultado garantido.

Outros termos vetados são com relação ao médico em si. “O melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” são terminantemente proibidos.

Participações em anúncios e propagandas

É vetada a participação de médicos, entidades sindicais e associações médicas em:

  • Anúncios de métodos ou técnicas não aceitas pela comunidade científica;
  • Anúncios de produtos ou marcas comerciais;
  • Divulgação de técnicas exclusivas.

Preços dos serviços

É proibido ao médico divulgar preços de cirurgias, consultas e formas de pagamento, além de descontos promocionais e sorteios.

Como é o pós do transplante capilar?

Apesar de não ser possível postar o antes e depois do transplante capilar, o paciente pode ter uma estimativa de como o tratamento funciona, independentemente se foi pela técnica FUT ou FUE. Veja como o procedimento costuma se comportar durante o ano, quando ele finalmente se estabiliza:

24 horas após o procedimento

No primeiro dia após a técnica, a impressão no couro cabeludo é de milhares de incisões, que formam pequenas crostas onde os fios foram implantados.

Na área doadora, se o paciente tiver o cabelo um pouco comprido, os pontos ficarão cobertos. Se o cabelo estiver curto, porém, a sutura ficará visível. 

Além disso, as “casquinhas” de cicatrização da cirurgia estarão bem visíveis. Na técnica FUT, será uma cicatriz linear coberta pelos fios que cresceram. Já no caso da FUE, dependendo da técnica escolhida, o cirurgião fará a raspagem total do couro cabeludo do paciente, que ficará com uma série de microferidas puntiformes.

Por fim, há um inchaço na região da testa, devido ao acúmulo de líquido da anestesia local. Recomenda-se que o indivíduo faça compressas com gelo e drenagem com massagem na região.

O paciente já está liberado para dirigir no segundo dia pós-cirurgia. 

Sete dias após o procedimento

Boa parte das crostas terá caído e as cicatrizes estarão menos inchadas. Porém, uma leve vermelhidão permanece no local por duas a três semanas. 

O paciente já pode começar a lavar a região com a ponta dos dedos, fazendo uma massagem delicada. No entanto, é preciso ter atenção para não arrancar as crostas das cicatrizes.

Dez dias após o procedimento

As crostas terão caído por completo.

Quinze dias após o procedimento

O paciente que passou pela técnica FUT deve ir à clínica retirar os pontos. Ao mesmo tempo, começam a surgir os primeiros fios transplantados.  

Trinta dias após o procedimento

Nesta fase, o paciente costuma levar um susto que, se o cirurgião não explicar previamente, o fará pensar que a cirurgia não teve sucesso: todos os fios transplantados caem. Mas isso é o esperado: dentro do folículo, os fios estão se desenvolvendo (dentro de cada unidade capilar podem crescer até quatro fios). 

Além da queda, o couro cabeludo já não apresentará nenhum resquício de cirurgia — no máximo, um leve rubor causado pelo aumento da circulação sanguínea na região.

Neste momento o paciente está liberado para atividades físicas, piscina e banho de mar. 

Dois a três meses

No segundo mês alguns fios podem aparecer, mas serão raros. O couro cabeludo também pode apresentar cistos semelhantes a espinhas, causados pelos fios que estão em fase de crescimento. É a partir do terceiro mês que o cabelo começa a crescer por volta de um centímetro por mês.

O paciente também está liberado a praticar esportes de contato, como lutas.

Seis meses

Mais de 50% dos fios transplantados já aparecem na superfície do couro cabeludo.

Nove meses

O resultado já está próximo do final: os fios estão crescendo e proporcionando um resultado natural de preenchimento das áreas calvas. Cerca de 20% dos fios ainda nascerão até os 12 meses.

Um ano

O paciente já estará com o resultado final do transplante, com todos os fios transplantados crescidos novamente. Eles vão cobrir qualquer rarefação anterior. 

No caso da FUT, se o paciente necessitar de um segundo procedimento, já estará liberado a fazê-lo.

Como se preparar para o transplante capilar?

Antes de tudo, o paciente precisa passar por uma avaliação completa do cirurgião. Ele vai solicitar exames e verificar se o indivíduo está apto a passar pelo procedimento. Mas algumas orientações costumam ser padrão para o transplante. Veja:

  • Evite fumar por 14 dias. As substâncias tóxicas do cigarro atrapalham a cicatrização. Quanto mais tempo sem absorvê-las, mais livre seu organismo estará dessas toxinas;
  • Evite bebidas alcoólicas por, no mínimo, 3 dias. Apesar de não ser tão nocivo quanto o cigarro, o álcool também atrapalha a circulação sanguínea e o sistema imunológico;
  • Pacientes com o hábito de tingir os fios devem ter um intervalo mínimo de 3 dias entre a última coloração e o transplante. Ele poderá pintar novamente 3 semanas após a cirurgia;
  • Corte o uso de anti-inflamatórios, antialérgicos e anticoagulantes 2 dias antes da cirurgia;
  • No dia do transplante, não utilize gel ou creme no cabelo e nem faça exercícios físicos.

E depois do procedimento, o que fazer?

  • Tenha um cuidado especial na lavagem dos fios: o couro cabeludo ainda está cicatrizando nas duas primeiras semanas;
  • Evite a radiação solar, praias e piscinas durante esse período;
  • Entre o 10º e 14º dia do procedimento, é preciso voltar ao consultório para a retirada dos pontos. A partir daí, é possível voltar à prática de atividades físicas mais pesadas;
  • Cuidado com a alimentação: opte por refeições com pouco sódio e ricas em vitaminas e nutrientes;
  • Durante o primeiro mês, evite peixes, frutos do mar, carne de porco e outros alimentos gordurosos ou alergênicos.

Entendeu por que é proibido divulgar antes e depois do transplante capilar? Então, para saber se você precisa passar pelo transplante, descubra agora como identificar a alopecia.

solicite um contato