Cicatriz do transplante capilar: qual a melhor técnica?

A cicatriz do transplante capilar é o que mais preocupa os pacientes que sofrem com a calvície. No entanto, poucos sabem sobre a técnica e como fazer para não deixar cicatriz. Neste artigo, iremos esclarecer as dúvidas sobre o procedimento e quais os resultados obtidos. Confira!

Como funciona o transplante capilar

O transplante capilar é uma técnica bastante eficaz contra a queda de cabelo. Durante o procedimento o médico retira folículos capilares de uma área doadora saudável do paciente e transfere para a região afetada pela calvície. 

O tratamento oferece ótimos resultados, principalmente se o paciente iniciar o processo antes de ficar com um grau mais avançado. Existem várias técnicas que podem ser utilizadas e são elas que definem a intensidade da cicatriz do transplante capilar.

As técnicas e a cicatriz do transplante capilar

Existem duas técnicas modernas e que são as mais utilizadas para o procedimento. No entanto, uma delas deixa uma cicatriz de transplante capilar menos visível. Conheça as técnicas abaixo.

solicite um contato

Técnica FUT

A técnica FUT (Follicular Unit Extraction) significa Extração de Unidades Foliculares, e é uma das mais antigas e tradicionais. Além disso, é uma das mais eficientes para acabar com a queda de cabelo. O procedimento permite que sejam extraídos, de uma única vez, milhares de folículos capilares em uma faixa ou tira do couro cabeludo da região da nuca do paciente. 

Com isso, é possível cobrir áreas maiores afetadas pela calvície, o que reduz o risco de dano aos fios. Neste caso, a cicatriz de transplante capilar é mínima, sendo linear, discreta e visível apenas com um corte de cabelo muito curto.

Uma das principais vantagens desse tipo de procedimento é o maior número de fios que são transplantados, com cirurgias que chegam a colocar até 12 mil fios. Por isso, esta é uma das técnicas de transplante capilar mais indicada para pacientes que possuem um grau de calvície avançado.

Técnica FUE

A técnica FUE – Follicular Unit Extraction (em português Extração de Unidade Folicular) é um procedimento que o médico utiliza instrumentos específicos para realizar a extração e implantação dos fios. Isso exige bastante habilidade do profissional, pois os folículos são removidos um a um da área doadora. 

Para realizar o procedimento é imprescindível ter elasticidade no couro cabeludo. Por isso, o paciente passa por algumas massagens durante o pré-operatório. Em seguida, os fios são transplantados para a região afetada pela calvície, através de micro incisões no couro cabeludo.

Esta técnica é a mais indicada para quem deseja ter uma menor cicatriz de transplante capilar. Justamente por isso, está entre as mais procuradas para reverter a queda de cabelo. O procedimento não necessita de cortes, o que explica a cicatriz não linear.

As incisões são tão imperceptíveis que o método ficou conhecido como “técnica de transplante capilar sem cicatriz linear”. Além disso, a recuperação é bem mais rápida em comparação com a técnica FUT.

No entanto, este tipo de tratamento não é indicado para alopecia areata, pois a doença faz com que o organismo destrua os fios.

solicite um contato