Como identificar a alopecia?

Diariamente, um indivíduo perde cerca de 100 fios. O problema é que diversos eventos podem fazer com que essa perda seja consideravelmente maior. Para quem é leigo, tudo parece calvície. Mas como identificar a alopecia e diferenciá-la de uma queda de cabelo comum?

Se você tem notado uma rarefação maior ou até mesmo o travesseiro cheio de fios caídos, veio ao lugar certo. Neste texto, vamos aprender como identificar a alopecia e diferenciá-la de outros eventos causadores de queda de cabelo:

O que é a alopecia

Alopecia é uma condição que provoca o sumiço parcial ou total dos fios do couro cabeludo, de maneira transitória ou definitiva. Embora seja mais comum no couro cabeludo, também pode aparecer em outras partes 

Há uma série de tipos de alopecia — cada uma tem causas e manifestações diferentes. Para saber como identificá-la, o ideal é entender como ela costuma surgir. Conheça:

solicite um contato

Alopecia androgenética

Também chamada de calvície, a alopecia androgenética é a principal responsável pelo sumiço dos fios no público masculino. Isso ocorre porque ela está intrinsecamente ligada à testosterona, o hormônio masculino. 

A enzima 5-alfa-redutase é responsável por transformar a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), uma versão muito mais potente do hormônio. As pessoas que sofrem de alopecia androgenética têm folículos pilosos com receptores hipersensíveis ao DHT, que conseguem se ligar. A partir daí, os hormônios começam a enfraquecer as unidades capilares, que param de receber nutrientes, fecham-se e morrem. Por isso, a calvície faz com que os fios se afinem antes de sumir de vez.

A alopecia androgenética não tem cura, mas pode ser atenuada. Nas áreas com poucos fios, é possível fazer transplante capilar, já que algumas áreas do couro cabeludo não são afetadas pelo DHT.

Alopecia areata

Também chamada de pelada, a alopecia areata se caracteriza pela queda dos fios em formato ovalar. Portanto, o indivíduo fica com buracos arredondados no couro cabeludo. Ela também pode provocar a queda de cílios, sobrancelhas, barba e pelos do corpo.

A alopecia areata pode ser:

  • Em placa única ou unifocal: apenas um buraco no couro cabeludo;
  • Em placas múltiplas um multifocal: a alopecia forma diferentes buracos na cabeça e também pode afetar outras partes do corpo;
  • Ofiásica:  consiste na perda de cabelos na linha de implantação têmporo-occipital, ou seja, atinge as bordas inferiores do couro cabeludo;
  • Total: os fios caem em todo o couro cabeludo;
  • Universal: todos os fios do corpo caem.

Ainda há outras manifestações do problema, mas são mais raras. 

Como a queda dos fios pela alopecia areata não provoca destruição ou atrofia dos folículos, essa queda pode ser reversível. Relacionado a fatores autoimunes ou emocionais, o problema não tem prevenção ou cura, mas pode ser controlado.

Alopecia traumática

Também chamada de alopecia por tração, a alopecia traumática ocorre quando algum evento agressivo danifica a estrutura do folículo a ponto de ele ser incapaz de produzir novos fios. Penteados muito firmes, que puxam demais as madeixas, queimaduras, tricotilomania (o paciente arranca os fios compulsivamente) e agentes químicos, como algum alisante agressivo, atenuam a condição.

Em grande parte dos casos, apenas cessar o agente agressor resolve o problema. Mas quando os folículos já não conseguem produzir fios, a solução é o transplante capilar.

Alopecia seborreica

É a alopecia causada pela  dermatite seborreica, também chamada de seborreia ou caspa. 

A caspa é comum e esporádica. Apesar de não ter cura, ela costuma sumir e reaparecer esporadicamente. No geral, não exige cuidados além de um xampu específico, que deve ser usado nas épocas em que ela costuma surgir. Mas há pessoas que sofrem com uma descamação mais aguda, que pode gerar feridas e queda dos fios.

Além do xampu, o dermatologista pode indicar outros fármacos mais potentes. Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta a evitar o uso de chapéus, bonés, géis, pomadas modeladoras e sprays de cabelo.

Saiba como identificar a alopecia

Veja como diferenciar a perda comum de algo mais sério:

Afinamento dos fios

Mais comum, a alopecia androgenética não é caracterizada especificamente pela queda de cabelo. Nos homens, por exemplo, o que se percebe é o afinamento dos fios até que sumam de vez. 

Rarefações

Como visto, as alopecias apresentam padrões na queda de cabelo. Nos homens, a androgenética começa com o sumiço frontal ou na coroa do cabelo, enquanto nas mulheres a risca central fica mais larga. A queda de cabelo comum não tem padrões de queda.

Alimentação ruim ou restritiva

Em muitos casos, a queda de cabelo ocorre por conta de uma alimentação ruim. É preciso lembrar que cabelo e unhas são formados por tecido morto, mas para que eles nasçam, o sangue leva nutrientes para essa região. Se outras partes do organismo precisarem mais dessas proteínas e fibras para seu funcionamento, elas vão retirar justamente dessas funções que não são essenciais para a sobrevivência humana. 

Uma forma de identificar a alopecia ou falta de nutrientes, portanto, é por meio de um exame com endocrinologista. Mas para manter os fios sempre bonitos e fortes, vale investir em:

  • Vitamina A: cenoura, abobrinha, batata doce, manga;
  • Ferro: carnes no geral, gema de ovo, feijão e leguminosas;
  • Biotina: gema de ovo, legumes, nozes, banana e brócolis;
  • Vitamina B12: carnes, salmão, ovos, bife de fígado.

Estresse

Momentos de tensão muito pesados também podem provocar queda de cabelo. Portanto, é preciso prestar atenção se os fios caem depois de algum evento muito estressante. 

Eflúvio telógeno

O eflúvio telógeno é um tipo de queda de cabelo causada por um evento traumatizante. Não é calvície — depois que passa, os fios param de cair e voltam a ser produzidos normalmente. 

O crescimento do cabelo passa por três fases: anágena (nascimento e crescimento), catágena (maturidade do fio) e telógena (queda). O eflúvio funciona como se a fase telógena acontecesse, ao mesmo tempo, com centenas de fios.

Viu como identificar a alopecia? Como visto, a alopecia que conhecemos como calvície é, na verdade, a androgenética. Mas os fios não caem todos de uma vez: o problema se manifesta em diferentes fases.

Conheça agora os graus de calvície e aprenda a identificar o seu!

solicite um contato