O que é enxerto capilar e como ele está presente no transplante

Quem notou os primeiros sinais da calvície provavelmente já procurou por algum tratamento capaz de saná-la. Mas, como se sabe, o problema não tem cura e sim controle. Já quando as áreas já aparecem completamente calvas, apenas um tratamento é capaz de resolver o problema: o enxerto capilar.

Embora não seja um nome tão popular, o enxerto capilar é um procedimento que vem ganhando popularidade. Confira agora o que é e quem está apto a passar pelo processo:

O que é enxerto capilar?

É o ato de transplantar unidades capilares de uma região saudável e colocá-la na parte calva do couro cabeludo. Portanto, enxerto e transplante capilar são, na verdade, sinônimos.

O enxerto capilar é, atualmente, a maneira mais eficaz de combater a calvície consolidada (com folículos que já não são capazes de produzir novos fios), já que o cabelo transplantado cresce completamente no prazo de um ano.

solicite um contato

O enxerto capilar deixa o cabelo mais cheio?

Na maioria dos casos, não. O que o transplante faz é uma redistribuição dos fios: o cirurgião remove os folículos da parte saudável tomando cuidado para não deixá-la visivelmente rala. Na técnica FUE, por exemplo, costuma-se retirar um folículo a cada cinco. 

Há, no entanto, uma técnica chamada body hair transplant, em que o cirurgião utiliza fios de outras partes do corpo para preencher áreas calvas. Essa técnica só é utilizada em casos extremos, em que os fios do cabelo não são capazes de cobrir toda a área calva.

É preciso se lembrar, no entanto, que os fios do corpo têm espessuras e velocidades de crescimento muito diferentes entre si. Por isso, não é a mais indicada para o enxerto capilar. Em áreas calvas muito extensas, que necessitam de uma área doadora maior, o local mais indicado para fazer essa retirada é a barba. O cirurgião só precisa ter o critério para não colocar esses fios na área posterior, que é a mais visível em um transplante. Regiões que necessitam de um refinamento maior no transplante devem ser feitas com os fios do próprio couro cabeludo.

Quais são os tipos de enxerto capilar existentes?

Atualmente, há duas técnicas de transplante capilar utilizadas pelos cirurgiões com estudo e experiência no ramo. As duas têm a mesma profundidade (gordura subcutânea), mas se diferenciam na retirada dos folículos:

FUT

Follicular Unit Transplantation (FUT) é uma técnica em que o cirurgião remove uma “tira” de couro cabeludo e, depois, faz uma sutura linear para fechá-la. Foi a primeira técnica e, por isso, muitas pessoas podem imaginar que ela é ultrapassada. No entanto, ela é excelente para diferentes casos, principalmente quando o indivíduo não deseja raspar os fios — a técnica FUE exige a raspagem com máquina, pelo menos na área doadora.

Além dos casos em que a área calva já é mais extensa, a FUT é indicada em mais dois momentos:

  • Quando o paciente já fez a técnica FUE e o potencial da área doadora se esgotou. Com a FUT, a região onde a remoção foi feita é disfarçada pelo crescimento dos fios ao redor;
  • Para quem tem cabelo crespo. A técnica FUE acaba danificando as unidades foliculares, diminuindo a eficácia do transplante capilar. Já com a FUT, os resultados são excelentes.

FUE

Já na Follicular Unit Extraction (FUE), o cirurgião remove folículo por folículo do couro cabeludo, mantendo distância entre uma retirada e outra para não formar buracos. Com isso, não há uma cicatriz visível — as microcicatrizes puntiformes são cobertas com o crescimento dos fios. Além disso, as casquinhas das feridas caem em 10 dias. Por isso, é uma técnica adequada para quem deseja usar os fios bem curtos.

Outra vantagem da FUE é que o paciente não precisa retirar pontos, logo sua recuperação é mais rápida.

Outras duas indicações para a técnica são:

  • Não há elasticidade suficiente na área doadora para a retirada de uma faixa de couro cabeludo;
  • Alto risco de alargamento da cicatriz.

É possível fazer as duas técnicas de enxerto capilar juntas?

Sim! Um paciente que já fez a FUT pode utilizar a FUE quando não houver mais elasticidade para retirar outra faixa de cabelo. A FUE também pode camuflar a cicatriz se os folículos ao redor dela não forem suficientes.

Qual a melhor técnica de enxerto capilar: FUT ou FUE?

Não há uma técnica melhor e sim a mais adequada às necessidades do paciente. É preciso, porém, que o cirurgião converse com o paciente e ambos entrem em consenso.

Mulheres podem fazer enxerto capilar?

Sim! Qualquer pessoa maior de idade pode fazer transplante capilar, desde que tenha fios fortes para fazer a cirurgia. O que pode comprometer a qualidade do transplante é a densidade do cabelo: homens costumam ter fios mais grossos, que proporcionam um resultado mais bonito. No entanto, isso não significa que mulheres não possam fazê-lo.

O ideal é procurar por um profissional experiente. Ele vai fazer um exame clínico detalhado para descobrir a causa da perda dos fios e se o paciente é indicado para o enxerto capilar. 

É possível fazer enxerto capilar com outro doador que não o próprio paciente?

Sim, mas o bom profissional não fará isso. Quando as unidades capilares são retiradas do próprio paciente, praticamente não há risco de rejeição. Mas quando os folículos são de outro doador, o indivíduo que os recebe precisará tomar imunossupressores, medicamentos fortes e criados justamente para evitar algum problema do tipo. Por isso, os prejuízos são muito maiores que os benefícios.

Apesar de afetar muito a autoestima, a cirurgia de enxerto capilar é, primeiramente, um procedimento estético. Por isso, o cirurgião só fará técnicas que não coloquem em risco a saúde do paciente em nenhum momento.

Enxerto capilar também serve para diminuir a testa?

Sim! Quem se incomoda com o tamanho da testa pode solicitar um transplante capilar para o redesenho da linha frontal.

Em quanto tempo é possível observar o resultado final do enxerto?

Em um ano, todos os fios transplantados já terão crescido por completo. No entanto, é preciso que o paciente esteja avisado, principalmente por dois motivos:

  • Ele pode achar que, pela demora, o transplante não deu certo;
  • Em um mês, os fios transplantados caem.

Este último fator, aliás, acaba assustando os desavisados. Isso, porém, é normal: a queda serve para dar caminho aos novos fios, que estão em fase de crescimento.

Pronto para fazer um enxerto capilar? Então, entre em contato com a Clínica Mauad e marque sua consulta!

solicite um contato