Como prevenir a calvície masculina?

A calvície começa a dar os primeiros sinais ainda na juventude, mas se intensifica a partir dos 35 anos. Mas para homens que têm muitos fios, qualquer sinal de rarefação já apavora. Por isso, vem a questão: como prevenir a calvície masculina? Isso é possível? O problema tem cura?

Em muitos casos, a prevenção é o melhor remédio. Mas será que isso é possível quando se trata de queda de cabelos? Neste texto, você vai saber como prevenir a calvície masculina. Entenda:

É possível prevenir a calvície masculina?

Depende. Na imensa maioria dos casos, a queda de cabelos é causada pela alopecia androgenética (o nome clínico da calvície), que é causada por fatores hereditários. Portanto, não é possível prevenir seu surgimento, mas atenuá-lo ou evitá-lo.

Não há uma explicação do porquê de a calvície surgir, ou seja, dos motivos que fazem um indivíduo ser suscetível ao problema e outro não. Na China, por exemplo, apenas 19,24% dos indivíduos do sexo masculino são calvos, enquanto na Espanha o número aumenta para 42,6 %.

solicite um contato

O processo ocorre quando a enzima 5-alfarredutase converte a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), uma versão bem mais potente do hormônio. Além de ser responsável pelo aumento da libido e dos pelos corporais, a DHT também é responsável pela calvície. 

Alguns folículos capilares contam com mais receptores de androgênio. A DHT é consideravelmente mais capaz de se ligar a um receptor quando comparada à testosterona. Nisso, ele se liga ao folículo capilar e impede que os nutrientes cheguem a ele, o que faz com que os fios sejam cada vez mais finos, até sumir de vez.

Nos asiáticos, a incidência de 5-alfarredutase é menor quando comparada a indivíduos de outros continentes. Além disso, acredita-se que homens com alopecia androgenética têm mais receptores androgênicos em um único folículo. Assim, a mesma quantidade de DHT causa um efeito mais danoso em um paciente e nem tanto em outro.

O que é alopecia androgenética?

Ao contrário do que se acredita, a alopecia androgenética não é a queda de cabelos, e sim o afinamento dos fios. Como explicado, a DHT não faz com que os fios caiam, mas impede que os nutrientes enviados pelo sangue cheguem até o folículos. 

Os fios vão afinando até desaparecerem por completo. Além disso, a unidade capilar se fecha até “morrer” — esse é o ponto em que a calvície não pode ser mais revertida. Portanto, quem sofre de alopecia androgenética dificilmente vai observar um travesseiro cheio de fios ou tufos de cabelo espalhados pela casa — a não ser que outra causa esteja ocorrendo concomitantemente.

Como prevenir a calvície masculina?

Como visto, não há como “prevenir” o problema, mas atenuar ou retardar a queda. 

Observe os primeiros sinais

O primeiro sinal para prevenir a piora da calvície masculina é observar os primeiros sinais dela. Veja se os fios estão mais ralos, se o crescimento foi comprometido e, principalmente, se estão mais rarefeitos nas entradas (logo acima da testa) e no “redemoinho” (coroa) do couro cabeludo — são nesses locais que os fios costumam desaparecer primeiro.

Procure por um médico especialista

Assim que perceber os primeiros sinais, procure por um dermatologista com foco em cabelos ou tricologista. Ele vai observar se os sinais são realmente de calvície masculina ou se há outros fatores ligados ao sumiço dos fios.

Outro médico muito importante para prevenir a piora da calvície é o endocrinologista. Afinal, em muitos casos a queda dos fios está relacionada a problemas hormonais, perda brusca de peso, dietas muito restritivas e anemia. Portanto, ele também ajudará a entender o que está por trás do problema.

Invista no transplante capilar

O transplante capilar é uma cirurgia em que o médico redistribui os folículos capilares saudáveis, deixando o couro cabeludo com uma densidade mais equilibrada.

Uma grande dúvida entre as pessoas que desejam passar pelo procedimento é se os fios transplantados vão cair futuramente. Isso não acontece. O cirurgião só utiliza unidades capilares que não são afetadas pela DHT. Essa região compreende as laterais e a parte posterior do couro cabeludo logo acima da nuca.

Existem duas técnicas de transplante capilar: a FUT, em que o cirurgião retira uma faixa de folículos capilares, e a FUE, em que ele remove folículos em pontos distantes e os redistribui. 

Cuide do estresse

Fundamental para a existência humana, o estresse fez com que o homem se mantivesse alerta em momentos de perigo. O problema é que, hoje, mesmo sem sofrer com um provável predador à espreita, o organismo tem uma frequência de picos de estresse muito maior. Consequentemente, não consegue se recuperar.

Esses picos hormonais causam uma série de patologias e problemas, incluindo a queda de cabelos. Chamada de eflúvio telógeno, essa queda costuma ser difusa e, depois de algum tempo, os fios voltam a crescer.

É importante lembrar que a alopecia areata, condição em que os fios caem e formam buracos redondos no couro cabeludo e em outras partes do corpo, também costuma ser causada por estresse grave. Embora não possa ser curada, o cabelo cresce com o passar do tempo sem que a estrutura do fio se altere.

Utilize tratamentos complementares

O transplante capilar redistribui os fios saudáveis, mas os que sofrem com a queda precisam passar por tratamento. Há uma série de procedimentos e fármacos que prometem atenuar a calvície, sendo a finasterida e o minoxidil os remédios mais conhecidos.

A finasterida é um medicamento antiandrógeno que inibe a produção da enzima 5-alfarredutase e, consequentemente, a produção de DHT pelo organismo. Com isso, a quantidade de hormônios acoplando-se nos folículos diminui e o cabelo volta a crescer. Atualmente, há também a dutasterida, que é ainda mais potente que a finasterida.

Já o minoxidil é um fármaco vasodilatador disponível tanto em solução tópica (para aplicação no couro cabeludo) quanto em comprimidos. Ele faz com que o sangue circule com mais intensidade na região, promovendo a nutrição dos folículos capilares. Os fios, portanto, crescem com mais força.

Viu como não é possível prevenir, apenas tratar a calvície masculina? E quando o assunto é transplante capilar, a Clínica Mauad conta com excelentes especialistas que podem ajudar você a obter os melhores resultados. Entre em contato e tire suas dúvidas.

solicite um contato