Tipos de implante capilar: qual o melhor?

A queda de cabelo é um mal que incomoda muita gente. Mesmo com tantos tipos de tratamentos e terapias disponíveis que prometem acabar com o problema, muitos são totalmente ineficazes e podem até ter efeitos contrários, que causam risco à saúde. No entanto, existem vários tipos de implante capilar capazes de acabar com a calvície de uma vez por todas. Quer conhecer? Leia o artigo a seguir.

Diferença entre implante e transplante

O transplante capilar é uma metodologia utilizada para a transferência de fios de cabelos naturais, ou algum tipo de tecido natural para as áreas calvas da cabeça. Por outro lado, o implante capilar era uma forma muito utilizada antigamente para tratar a calvície, utilizando fios sintéticos no couro cabeludo, como meio de cobrir a calvície. No entanto, este método não é mais utilizado por trazer riscos à saúde, mas virou sinônimo de transplante capilar, técnica segura e totalmente eficaz contra a queda de cabelo.

Tipos de implante capilar

Já falamos outras vezes aqui no blog sobre as principais técnicas utilizadas para o implante capilar, que são o método FUE e FUT. No entanto, existem outros métodos menos utilizados. Confira a seguir.

FUE Motorizado

O FUE (Follicular Unit Extraction) é uma técnica que consiste na retirada de fios de um folículo já existente para ser implantado em outro local. Em síntese, a versão motorizada é um tipo de implante capilar que utiliza um motor para coletar os fios. O aparelho é manuseado por profissionais especializados, que faz a coleta através de uma pequena incisão circular no couro cabeludo ao redor do folículo capilar.  

solicite um contato

Em seguida, o motor faz um furo com uma agulha microcirúrgica onde os enxertos serão implantados. No entanto, para realizar o procedimento, o paciente recebe anestesia local e a cirurgia pode durar mais de 4 horas, dependendo da área a ser transplantada.

FUE Robótico

Também utilizando como base o método FUE, este tipo de implante capilar é uma técnica mais aprimorada realizada com um robô, que retira os enxertos fio a fio, evitando cicatrizes ou ponto no local. O método tem praticamente as mesmas vantagens do FUE Motorizado, porém essa técnica permite realizar o procedimento em menos tempo.

Transplante de cabelo com fio longo

O transplante de cabelo com fio longo, também chamado de Preview Long Hair, é um tipo de implante capilar que usa os folículos sem a necessidade de cortar os fios do cabelo. Em síntese, o paciente não precisa raspar o cabelo para realizar o procedimento, como é feito em outras técnicas. Este método é muito procurado por mulheres com problema de calvície, visto que os fios caem somente após um mês da cirurgia.

Implante capilar com implantação DHI

A técnica de implante capilar com implantação DHI utiliza uma caneta de implante. O aparelho tem uma agulha na ponta que faz a remoção dos folículos capilares e a implantação dos mesmos simultaneamente. Ou seja, o folículo é removido da área doadora e, no mesmo instante, já é inserido dentro da agulha e implantado na área receptora.

Como escolher o tipo de implante capilar

É importante salientar que, cada um dos tipos de implante capilar que citamos tem suas particularidades. Ou seja, a técnica escolhida vai variar de caso para caso. Aliás, o profissional deverá fazer uma avaliação criteriosa antes de indicar o melhor método para realizar o procedimento.

Quer saber mais sobre o transplante capilar? Acesse as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Dr Raul Mauad
  • Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP (2003).
  • Especialista em Cirurgia Plástica pelo Serviço do Professor Ivo Pitanguy (1996).
  • Médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1990), com Residência em Cirurgia Geral no Hospital da Clínicas da FMUSP-RP (1992).
  • Em 2010, estagiou no mais conceituado Centro Oncológico dos E.U.A, Huston- Texax, MD. Anderson Cancer Center- Departamento de Cirurgia Plástica sob a tutela do Prof. Dr. Geofrey Robb.
solicite um contato