Como é o pós-operatório do implante capilar?

Muitas pessoas que sofrem com a queda do cabelo procuram por maneiras de recuperar os fios e evitar que a calvície se intensifique ainda mais. O tratamento mais indicado é o implante capilar. Entretanto, antes de optar pela cirurgia é muito importante que o paciente conheça todos os cuidados necessários para o pós-operatório do implante capilar.  

O procedimento é relativamente simples, com micro incisões no couro cabeludo e com bons resultados. No entanto, muitos adiam a cirurgia por medo da fase pós-cirúrgica. Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa fazer após o procedimento. Confira. 

O que fazer no pós-operatório do implante capilar? 

O implante capilar é um procedimento considerado pouco invasivo e de baixos riscos. Independente da técnica usada, na maioria dos casos, o paciente recebe alta já no mesmo dia, sem necessidade de internação. No entanto, a cirurgia tem duração de cerca de 5 a 10 horas, dependendo da técnica escolhida.  

Primeiros cuidados 

Logo após o procedimento, o paciente fica em repouso e é liberado logo em seguida. A primeira indicação pós-operatório do transplante capilar é não dirigir, pois ele pode sofrer tonturas, sintoma normal para quem sofreu uma anestesia local. O recomendado é ter um acompanhante para levar o paciente para casa. No entanto, o paciente já está liberado para dirigir no segundo dia pós cirurgia. 

solicite um contato

No dia seguinte ao procedimento é realizada a primeira lavagem dos cabelos no consultório e uma enfermeira fará as orientações de como proceder com a higiene do local. Nos três primeiros dias, recomenda-se dormir com a cabeça na horizontal, ou levemente elevada com o intuito de evitar a descida do edema aos olhos, causado pelo implante.  

O médico também irá prescrever alguns medicamentos como analgésico e anti-inflamatório para aliviar dores e desconfortos. Nos 10 dias de pós-operatório do implante capilar, as crostas das incisões começam a se desprender espontaneamente. No entanto, é fundamental que o paciente tome cuidado e não force a remoção precoce. 

O que evitar no pós-operatório de implante capilar

Um dos cuidados necessários durante o pós-operatório do implante capilar é evitar se expor ao sol, praia e piscina. Também é importante cuidar para não abaixar a cabeça e fazer esforços com a prática de esportes, por exemplo. Isso porque há risco de aumento na circulação sanguínea, aumentando o inchaço. 

Também é muito importante que o paciente evite fumar, pois as substâncias tóxicas do cigarro podem prejudicar a recuperação e os resultados do transplante. Aliás, a nicotina prejudica muito a nutrição dos fios, então se o paciente deseja ter sucesso no resultado final, deve parar de fumar o quanto antes. 

Os primeiros resultados 

No primeiro mês do pós-operatório do implante capilar quase não aparece mais nenhum sinal da cirurgia. Após três meses, todos os fios transplantados caíram e os cabelos começam a nascer, crescendo cerca de um centímetro por mês. No sexto mês, a diferença no visual já começa a ser notada, pois mais de 50% dos fios já cresceram. 

No nono mês após o procedimento o resultado já está bem próximo do final. Desta forma, cerca de 20% dos fios ainda não nasceram, mas a naturalidade e o preenchimento de maior parte da área calva já é possível ser notado. Ao completar um ano do implante capilar, é possível observar o sucesso do procedimento e o resultado final é alcançado. Caso seja necessário fazer um segundo transplante capilar, é possível a partir deste momento. 

Quer saber mais? Então acesse o site da Clínica Mauad e nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

solicite um contato