Anestesia no transplante capilar: como é utilizada

Pela internet é fácil encontrar textos explicando como a cirurgia para remoção de calvície funciona. Porém, há poucas falando sobre o pós-operatório. Qual a anestesia usada no transplante capilar? Será que realmente funciona? O paciente vai dormir durante o procedimento?

Neste texto você vai conhecer um pouco mais sobre a anestesia no transplante capilar e os cuidados essenciais no pós-operatório:

Como é a anestesia no transplante capilar?

A anestesia usada no transplante capilar é a local, ou seja, só funciona na área aplicada. Portanto, o paciente se mantém acordado durante todo o procedimento, mas relaxado. 

Em algumas clínicas, a anestesia do paciente é dada com sedação, ou seja, ele dorme durante parte ou toda a cirurgia. Na Clínica Mauad, a preferência é por manter o paciente consciente durante o processo.

solicite um contato

É importante lembrar que o anestésico bloqueia os nervos da cabeça, fazendo com que ela fique totalmente anestesiada. Por isso, o indivíduo que passa pela cirurgia não precisa se preocupar com dores enquanto está sendo operado.

Após o paciente ser levado ao quarto, a anestesia ainda permanecerá. Isso acontece porque a equipe responsável vai administrar uma dose suficiente para que ele não sinta dores durante o procedimento, mesmo que dure muitas horas. 

O transplante capilar dói?

Aos poucos, o efeito da anestesia cessa. A partir daí, o indivíduo sente um certo desconforto no couro cabeludo, já que a sensibilidade local está voltando. No entanto, não é uma dor latente, muito menos insuportável. 

E essa dor permanece por muito tempo? Como dito, por mais que o indivíduo seja pouco tolerante a dores, o transplante capilar só causa certo desconforto no pós-operatório. Contudo, não permanece por muito tempo.

Além disso, o cirurgião passará analgésicos que deverão ser administrados no pós-operatório. A medicação é leve e não vai atrapalhar ou prejudicar a rotina do indivíduo.

Como é a recuperação no transplante capilar?

Uma grande vantagem da anestesia do transplante capilar com leve sedação é que o paciente volta para casa no mesmo dia. Por mais que ele deva ter precaução e cuidado com as atividades do dia, ele não precisará se preocupar com um pós-operatório que exija dias de cama e abstinência de sua rotina.

Veja como serão os dias depois da cirurgia:

No primeiro dia

Nas primeiras 24 horas após a cirurgia, é recomendado que o paciente permaneça em repouso para evitar edema — mas ele pode surgir mesmo com o descanso. 

No dia seguinte, ele deverá voltar à clínica para a retirada do curativo e lavagem do couro cabeludo. É essencial que ele vá não apenas para a remoção da proteção, mas também para aprender a fazer a limpeza correta da área operada.

O cirurgião costuma não colocar outro curativo no couro cabeludo para acelerar sua recuperação. 

Durante o sono

Nos três dias seguintes à operação, o paciente deverá dormir semi sentado (45 graus em relação à cama) para evitar edemas. Caso eles surjam, é necessário elevar a cabeça e fazer compressas frias.

Outros itens importantes para a qualidade do sono são um travesseiro macio e um rolete — que pode ser feito com uma toalha macia enrolada — ou travesseiro de viagem sob a nuca. Esse cuidado evita que o paciente apoie-se diretamente sobre a área doadora.

A lavagem do couro cabeludo

  • O paciente deve lavar a cabeça seguindo as orientações médicas dadas no dia anterior. Contudo, é essencial usar xampu neutro (de preferência infantil) e não lavar a cabeça no chuveiro;
  • O indivíduo deve passar xampu dando leves batidinhas no couro cabeludo usando as pontas dos dedos, que não farão muita força na região transplantada;
  • Após a aplicação, deve-se enxaguar com um copo ou jarra. Não é permitido esfregar a região enquanto passa a água;
  • A água deve ser sempre morna ou fria, nunca quente;
  • É importante lavar bem a região transplantada com as pontas dos dedos em movimentos circulares;
  • Seque a cabeça pressionando a região dos implantes;
  • Reserve uma toalha limpa e separada para secar apenas a cabeça. Jamais utilize a toalha do corpo para o couro cabeludo, pois há riscos de contaminação;
  • A cabeça deve ser lavada diariamente para ajudar na cicatrização e na queda das crostas;
  • Borrife soro fisiológico.

A partir do sexto dia

  • À noite, utilize óleo infantil em toda a região e nos pontos. Ele deve ser aplicado todos os dias, até que as crostas caiam. Na manhã seguinte, lave com xampu; 
  • As crostas jamais devem ser removidas pelo paciente e sim cair com os fios recém-transplantados (algo normal em um transplante capilar).

Nas próximas semanas

A recuperação também costuma variar conforme a técnica. Na FUE, em que o cirurgião faz micropunções para remover e recolocar os folículos capilares, o indivíduo pode retomar sua rotina, incluindo a prática de exercícios, em 10 dias.

Já com a FUT, em que se remove uma faixa de couro cabeludo, pode ser necessário passar mais ou menos 2 meses sem exercer atividades desgastantes.

No geral, as recomendações são as seguintes:

  • Evite o calor intenso por dois meses após a cirurgia. Para tanto, é possível utilizar bonés largos e que não comprimam a cabeça, mas o ideal é deixar a cabeça arejada;
  • Musculação, lutas e esportes radicais só podem ser praticados depois de 2 meses da cirurgia;
  • Se tiver animais de estimação, lave as mãos e passe álcool depois de tocá-los;
  • Piscina e mar somente depois de 2 meses do transplante capilar;
  • Evite o uso de capacete nos três primeiros meses;
  • Troque a fronha do travesseiro todos os dias.

E os pontos?

Os pontos são retirados 14 dias após a cirurgia. Após essa remoção, o indivíduo estará liberado para lavar seus cabelos com xampu comum e debaixo do chuveiro — exceto em duchas muito fortes.

A retirada também permite que o indivíduo aumente a frequência dos exercícios, que podem ser normalizados após 30 dias. É importante lembrar, claro, das exceções citadas no tópico anterior.

Como visto, a anestesia utilizada no transplante capilar é local e, no máximo, de sedação leve, o que permite que o paciente se recupere rapidamente do procedimento. Portanto, você não precisa se preocupar; por mais que deva diminuir o ritmo por algum tempo, não será necessário abandonar por completo sua rotina.

Pronto para realizar seu transplante capilar? Então entre em contato com a Clínica Mauad e marque sua consulta.

solicite um contato