Tudo que você precisa saber sobre o pós-operatório do transplante capilar

Uma cirurgia sempre causa certo receio, não importa o quão simples ela seja. Mas para que o paciente possa passar pelo procedimento mais tranquilo, entender como é o “depois” o deixa preparado para o que está por vir. Para quem deseja resolver o problema de calvície, entender como é o pós-operatório do transplante capilar é de grande ajuda — e, acredite, mais tranquilo do que parece.

Se você sofre de alopecia e tem todos os requisitos para passar pela cirurgia, não se preocupe. Neste texto, vamos conferir tudo o que é necessário saber sobre o pós-operatório do transplante capilar. Confira:

Pós-operatório do transplante capilar: como ocorre

Entenda como são os dias após a cirurgia de transplante capilar.

Primeiras 24h após a cirurgia

O paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia. No entanto, não para voltar ao trabalho. É preciso manter os cuidados em casa para que o couro cabeludo cicatrize com mais rapidez e qualidade. Além disso, ficar em repouso durante as primeiras 24h evita o surgimento de edemas (inchaço causado pelo acúmulo de líquidos em uma região).

solicite um contato

Outras dicas essenciais para o primeiro dia de pós-operatório do transplante capilar são:

  • não dirija assim que sair da cirurgia: o paciente ainda estará sob efeito de sedativos. Portanto, é melhor ir para casa com um acompanhante ou táxi;
  • aplique compressas com gelo na testa para amenizar o inchaço, mas nunca em cima dos implantes. O edema não compromete o sucesso do tratamento, mas pode ser esteticamente desagradável para o paciente;
  • se tiver animais de estimação, sempre higienize as mãos e passe álcool logo após tocá-los;
  • bonés e chapéus: podem ser usados, mas devem ser largos e limpos. Não fique por muito tempo com um mesmo boné ou chapéu na cabeça;
  • evite abaixar a cabeça ou fazer qualquer esforço logo;
  • evite calor intenso.

Medicamentos

O cirurgião costuma receitar analgésicos e anti-inflamatórios para evitar dores e desconfortos. Mas com a cicatrização, é também comum que o paciente sinta coceira. Nesse caso, ele deverá investir também em uma loção calmante.

Além da medicação prescrita para o pós-operatório, o paciente poderá voltar aos seus remédios normalmente, principalmente caso ele sofra de hipertensão e diabetes.

Cicatrizes

Logo após a cirurgia, é comum que formem pequenas crostas no couro cabeludo. Na técnica FUT, ela terá um formato linear; já na FUE, serão diversas microcicatrizes puntiformes em toda a cabeça. Por volta de 10 dias depois, elas vão cair. 

Indicações específicas

Geralmente, o pós-operatório do transplante capilar é igual para ambas as técnicas. No entanto, há algumas especificidades. Veja:

Técnica FUT

A técnica FUT é aquela em que o cirurgião retira pequena faixa de pele do couro cabeludo, separa os folículos e os redistribui. É uma técnica que exige repouso um pouco maior: o paciente pode ter que evitar atividades desgastantes por dois meses. Além disso, ele precisará fugir de banhos de mar ou piscina por três semanas. 

Uma forma de auxiliar a cicatrização local é deixar a área transplantada exposta ao sol, mas não diretamente.

Técnica FUE

Já com a técnica FUE, o pós-operatório é um pouco mais rápido. Em mais ou menos 10 dias, o indivíduo já pode voltar a praticar atividades físicas. Mas o ideal é que espere 2 meses para esportes mais intensos, como  musculação, lutas e esportes radicais.

Alimentação

Logo nas primeiras 24h, dê preferências a alimentos bem leves, como sopas. A hidratação é fundamental, portanto não abra mão da água, sucos e água de coco. Por fim, invista em refeições com muitas vitaminas e nutrientes, além de pouco sal.

Sono

Para dormir com conforto e proteger a região operada, o paciente deve utilizar um travesseiro macio, além de uma toalha macia enrolada sob a nuca para evitar o apoio diretamente sobre os pontos. Além disso, dormir de barriga para cima faz o inchaço migrar para a nuca, e não para a testa.

Outra orientação importante é dormir em posição semi-sentado (45 graus com relação à cama) durante os três primeiros dias do pós-operatório do transplante capilar. Caso o edema apareça mesmo assim, faça compressas frias e eleve a cabeça até que ele desapareça. 

A fronha do travesseiro precisa ser trocada todos os dias. 

Limpeza do couro cabeludo

No primeiro dia de pós-operatório do transplante capilar, o indivíduo precisa voltar ao consultório para fazer a primeira limpeza do couro cabeludo. Esse procedimento não deve ser feito em casa, pois a cicatrização ainda estará muito recente. Além disso, ele dará orientações mais específicas para a limpeza.

O paciente precisa esperar por três dias para lavar o cabelo por conta própria. Para isso, deve utilizar um shampoo apropriado — que costuma ser o neutro para bebês — e borrifar soro fisiológico. 

Outras dicas importantes:

  • lave bem as mãos antes de tocar nos cabelos recém-transplantados: a região ainda está cicatrizando e, por isso, é um convite aos micro-organismos para que entrem no corpo; 
  • separe uma toalha de banho exclusiva para secar delicadamente a cabeça;
  • toalhas e fronhas precisam ser trocadas frequentemente.

Como é feita a primeira lavagem pelo paciente

O paciente deve separar um xampu neutro para bebês e não lavar a cabeça no chuveiro. 

Em vez da tradicional limpeza utilizando as pontas dos dedos para fazer movimentos circulares, o indivíduo no pós-operatório de transplante capilar deve dar leves “tapinhas” no couro cabeludo e depois enxaguar com a ajuda de um copo ou jarra. Em nenhum momento esfregue a região, mas faça movimentos circulares para uma limpeza mais efetiva.

A água deve ser sempre morna ou fria, nunca quente. 

Queda de cabelo

Após 30 dias de pós-operatório do transplante capilar, os fios transplantados vão cair — o que provavelmente vai assustar, em um primeiro momento: No entanto, não se preocupe: eles caem para dar lugar aos fios novos, que estarão em plena atividade de crescimento subcutâneo. No terceiro ou quarto mês, eles começarão a aparecer. 

Entendeu como ocorre o pós-operatório do transplante capilar? Como visto, não há apenas um tipo de cirurgia, mas qual a mais adequada? Confira agora os tipos de transplante e qual o melhor!

solicite um contato