Sem categoria

Hábitos que prejudicam os fios diariamente

Tem notado seu cabelo mais quebradiço e opaco? Então, preste atenção na sua rotina. Alguns hábitos que prejudicam os fios são reproduzidos diariamente como se fossem saudáveis. Mas, com as dicas certas, você pode modificá-los e ter madeixas mais bonitas.

Neste texto, vamos conhecer 12 hábitos que prejudicam os fios e o que fazer para resolvê-los. Confira:

12 hábitos que prejudicam os fios na sua rotina diária

Veja dicas sobre o que você não deve fazer para manter seu cabelo saudável:

1. Não lavar o cabelo com frequência

Muita gente acha que a lavagem estraga os fios ou faz com que eles caiam. Contudo, é justamente ela que vai desentupir o folículo capilar e permitir a renovação do cabelo. Os fios que caem, aliás, são aqueles que já estavam para cair. 

Além disso, a limpeza do cabelo também significa a limpeza do couro cabeludo, que é formado por pele e precisa ser bem-cuidado. O couro secreta sebo que, quando acumulado, deixa os fios oleosos e pode entupir os poros, atrapalhando o surgimento de novos fios.

Para saber quantas vezes por semana você precisa lavar o cabelo, é essencial considerar a textura do fio, o couro cabeludo e sua rotina. 

Cabelos cacheados, crespos e grossos não necessitam de tantas lavagens durante a semana porque o sebo demora mais para passar pela fibra capilar. Mas não apenas isso:

  • textura: fios oleosos precisam ser lavados com mais frequência;
  • exercícios físicos: quem se exercita tende a suar bastante, o que exige a lavagem dos fios;
  • natação: é essencial lavar o cabelo após nadar no mar ou na piscina;
  • couro cabeludo: a lavagem ideal é aquela que mantém o couro cabeludo limpo, portanto é preciso que o paciente observe bem a raiz para saber se ela está com aparência limpa ou não;
  • tamanho: no geral, o cabelo curto tende a parecer sujo com mais rapidez, já que o sebo não tem tanto trabalho para percorrer o fio;
  • procedimentos: quem faz progressiva, descoloração ou tintura pode fazer lavagens mais espaçadas.

2. Exagerar no uso de xampu a seco

O xampu a seco é um recurso utilizado para os dias em que não se pode lavar o cabelo, mas a aparência é oleosa. Contudo, ele é um disfarce e, portanto, mesmo que retire algumas sujidades, não faz uma limpeza bem-feita nos fios. 

Atualmente, a tecnologia permite que o xampu a seco ajude a dar volume, a limpar e a deixar as madeixas mais leves. Mas imagine passar todo dia um produto que acumula resíduos no couro cabeludo e não lavar a região com frequência. Por menor que seja, o pó vai se acumular com o tempo e prejudicar o trabalho do folículo capilar. 

O ideal é usar o produto, no máximo, duas vezes por semana, e intercalando com as lavagens. É preciso manter uma distância de, aproximadamente, 15 cm da raiz, além de passar o pente logo depois para não acumular resíduos.

3. Dormir com o cabelo molhado

Para não dormir com os fios sujos, muita gente os lava antes de dormir. O problema é que se deitar com o cabelo molhado pode trazer uma série de problemas tanto para o couro cabeludo quanto para o fio, já que:

  • a estrutura capilar fica mais maleável e fragilizada quando úmida. Com isso, o atrito do fio na cama e no travesseiro pode facilitar a quebra;
  • o ambiente úmido também é o ideal para a proliferação de fungos e bactérias. Quando o indivíduo dorme com o couro cabeludo molhado, cria um ambiente abafado e aquecido ideal para que isso aconteça;
  • a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo pode provocar o surgimento de dermatite seborreica (caspa).

O ideal, portanto, é lavar os fios pela tarde, pois podem secar com a ventilação natural. Mas se você só puder fazer a limpeza à noite, use o secador antes de dormir. 

4. Lavar com água muito quente

A água quente deixa o cabelo opaco, sem viço. Ela afeta tanto a haste capilar (comprimento) quanto o couro cabeludo. 

Para se ter uma ideia, a água quente causa um ressecamento tão grande que provoca o efeito rebote: o couro cabeludo produz muito mais fios. Portanto, quem lava os fios dessa forma costuma ter o cabelo muito mais oleoso, apesar de opaco.

E nos dias muito frios, o que fazer? O ideal é usar água morna, que traz mais conforto e benefícios para o cabelo. Se preferir, pode usar um jato de água fria para terminar a lavagem dos fios.

5. Esfregar os fios na toalha

Como dito, os fios molhados ficam muito maleáveis e frágeis. Quando você os esfrega na toalha, eles ficam propensos à formação de pontas duplas, quebra e queda.

O correto é apertar os fios com a toalha, retirando o excesso de água, sem friccioná-los. Por fim, você pode enrolar a toalha ao redor do cabelo.

O ideal é usar toalha de algodão ou microfibra, pois os dois materiais são mais macios. Há quem use camisa de algodão para enxugar e enrolar os fios, o que também pode auxiliar na secagem.

6. Usar fontes de calor sem proteção térmica

O hábito de usar secador, chapinha e outros ferramentas de calor enfraquece a estrutura capilar, mas o resultado é muito pior quando o indivíduo não usa um protetor térmico. O produto faz uma espécie de barreira que diminui os dados na haste, além de selar a cutícula capilar — o que diminui a perda de água (tanto para a ferramenta quanto para o ambiente) e a formação de pontas duplas.

7. Esfregar o couro cabeludo com as unhas

Um dos hábitos mais comuns que prejudicam os fios é usar as unhas e “coçar” o couro cabeludo na lavagem. Porém, isso pode machucar a pele e provocar lesões. 

A sujeira no cabelo não provoca crostas que precisam ser retiradas com força. Para fazer a lavagem, basta utilizar a ponta dos dedos e fazer movimentos circulares por todo o couro cabeludo. A massagem estimula a circulação sanguínea, proporcionando mais nutrição aos folículos capilares e, consequentemente, fios mais saudáveis.

8. Não passar condicionador ou máscara depois do xampu

Toda lavagem é um leve dano aos fios. Não que você deva ignorar o primeiro ponto deste texto e parar de lavá-los com frequência; como dito, a quantidade de lavagens varia conforme a rotina do indivíduo, a textura do fio e o comportamento do couro cabeludo (se produz ou não muito sebo). Mas, ao lavar, o xampu retira também a camada protetora do fio. É por isso que é tão necessário passar o condicionador ou máscara logo depois.

Antes, o conselho era utilizar xampu, máscara e, depois, o condicionador, que selaria os fios. Atualmente, a máscara já faz essa selagem, o que otimiza o tratamento do cabelo.

9. Passar xampu na haste capilar

O xampu vendido no mercado costuma ser mais agressivo que opções de perfumaria e, principalmente, de salão. Mas, independentemente do tipo de produto, ele retira a proteção do fio para fazer uma limpeza mais profunda.

Por mais que o cabelo esteja sujo, ele não precisa receber o produto diretamente na haste capilar. A espuma que escorre do couro cabeludo já faz a limpeza que o comprimento precisa Se você perceber que os fios permanecem oleosos, basta passar mais um pouco de xampu no couro cabeludo e lavá-lo. Afinal, se o comprimento permanecer sujo, é porque a raiz está ainda mais.

10. Não retirar os produtos adequadamente

Para muita gente, alguns desses hábitos que prejudicam os fios teoricamente funcionariam como tratamento. Por exemplo: deixar o condicionador ou a máscara por muito tempo no cabelo não faz diferença alguma; ao contrário, pode deixar o cabelo pesado.

O mesmo acontece quando você sai do banho sem retirar devidamente o produto condicionante. Ele vai pesar nos fios e deixar a aparência de cabelo sujo pouco tempo após a lavagem. Portanto, ao dar a última ducha da lavagem, tenha certeza de que todo o resíduo de produto foi bem removido.

11. Colocar produto demais nos fios

Não adianta colocar muito xampu ou condicionador nos fios para dar a impressão de limpeza bem-feita. No caso do xampu, uma quantidade equivalente a uma moeda de um real pode ser o suficiente para limpar os fios. Com os fios úmidos e um pouco mais de água, o produto consegue se espalhar o suficiente para limpar todo o couro cabeludo.

Caso os fios ainda pareçam sujos, basta repetir o processo. Vale mais a pena lavar duas vezes do que exagerar na quantidade de produto, já que o xampu conta com agentes detergentes para remover a gordura do cabelo.

O mesmo acontece com o condicionador ou máscara. A quantidade deve ser suficiente para enluvar os fios e desembaraçá-los sem dificuldades. Usar além disso é desperdiçar produto. 

Na hora de passar o condicionante, divida o cabelo em mechas e passe poucas quantidades em cada uma delas. Caso você exagere, é só passar o excesso de produto em outra mecha. Comece também pelas pontas, que são mais difíceis de desembaraçar, e depois vá para o comprimento

12. Usar ferramentas de calor todos os dias

Sim, é preferível usar o secador a dormir com os fios molhados, mas ele vai provocar outro problema. Por melhor que seja o seu protetor térmico, ele não poderá proteger a haste capilar de todos os danos que uma chapinha pode provocar.
O calor intenso e direto causa sim danos. Por mais que você precise lavar o cabelo todos os dias, evite passar chapinha, secador ou babyliss com a mesma frequência. Os fios agradecem.

Como visto, muitas vezes o cabelo não está fraco ou quebradiço. São os hábitos diários que danificam os fios. Essa preocupação é fundamental para mantê-los saudáveis, afinal eles servem como “moldura” do rosto. Veja agora como a saúde capilar interfere na autoestima.

Share
Published by
Clínica Mauad

Posts Recentes

  • Transplante Capilar

A importância da consulta inicial para o transplante capilar

Você sabia que é essencial passar pela consulta inicial para o transplante capilar? Além de…

4 semanas ago
  • Sem categoria

12 curiosidades sobre o cabelo que você precisa conhecer

Você conhece bem seu cabelo? Esse fio finíssimo — de 0,07 mm de espessura, em…

1 mês ago
  • Calvície

Entenda a diferença entre queda e quebra de cabelo

Para quem não tem muitos fios, queda e quebra de cabelo são dois “terrores” do…

2 meses ago
  • Transplante Capilar

Qual é o momento de realizar um transplante capilar?

Quando os primeiros sinais de calvície aparecem, já bate o desespero: será que vou perder…

2 meses ago
  • Sem categoria

Saúde capilar e autoestima: entenda essa relação!

O cabelo é considerado a moldura do rosto, independentemente do gênero. Demonstra saúde, estilo e…

3 meses ago
  • Calvície

Fumo e calvície: nicotina faz o cabelo cair?

Nos cinemas, propagandas e programas de televisão, o cigarro era um símbolo de glamour.  Com…

3 meses ago