Quanto tempo leva para o cabelo crescer após o Transplante Capilar?

Após a cirurgia de Transplante Capilar, vem a ansiedade. Quanto tempo demora para crescer? Quando os resultados começam a surgir? O procedimento realmente faz efeito?

Como o transplante é feito com fios de cabelo natural, é preciso ter paciência para ver os resultados. Contudo, cada período traz transformações no couro cabeludo do paciente transplantado.

Veja como o cabelo se desenvolve desde o pós-operatório até um ano depois:

Como o cabelo cresce após o Transplante Capilar

Para entender quanto tempo o cabelo demora para crescer no pós-transplante, é preciso ver como o couro cabeludo se comporta com o passar dos meses. Acompanhe:

solicite um contato

24 horas após o Transplante Capilar

No primeiro dia após a cirurgia, o couro cabeludo apresentará marcas que lembram milhares de incisões. Todas elas vão formar crostas de cicatrização na região onde os fios foram implantados, que começarão a ficar visíveis logo nesse momento.

Na técnica FUT, será uma cicatriz linear coberta pelos fios que cresceram. Já no caso da FUE, dependendo da técnica escolhida, o cirurgião fará a raspagem total do couro cabeludo do paciente, que ficará com uma série de micro feridas puntiformes.

Já na área doadora, os pontos da sutura (caso seja um cirurgia FUT) só ficarão visíveis caso o cabelo esteja bem curto. Se for um pouco comprido, ficarão cobertos. 

Por fim, o acúmulo de líquido da anestesia local formará um inchaço na região da testa. Portanto, o paciente deve fazer compressas com gelo e drenagem com massagem na região.

Volta à clínica

Outro fator importante é que o paciente deve voltar à clínica no dia seguinte para a retirada do curativo e a primeira lavagem do cabelo. Esse processo é essencial, pois a limpeza do couro cabeludo nos primeiros dias deve ser feita com mais cuidado para evitar feridas e infecções. 

O paciente já está liberado para dirigir no segundo dia pós-cirurgia. 

Sete dias

Uma semana depois da cirurgia, boa parte das crostas terá caído. As cicatrizes terão menos inchaço, mas ele pode permanecer na testa e ao redor dos olhos. Além disso, uma leve vermelhidão continuará por duas ou três semanas na região operada. Será preciso continuar com o protocolo de compressas com gelo e drenagem para diminuir o inchaço.

A limpeza do couro cabeludo já pode ser feita com uma leve massagem feita pelas pontas dos dedos. É essencial não utilizar as unhas para não haver risco de arrancar as casquinhas das cicatrizes.

Após 8 dias, os folículos implantados estarão completamente fixados.

Quinze dias

As crostas já terão caído por completo. Além disso, o paciente que passou pela técnica FUT deverá ir à clínica retirar os pontos. Ao mesmo tempo, começam a surgir os primeiros fios transplantados.

Trinta dias

Antes de fazer uma cirurgia desse porte, faça uma série de perguntas ao cirurgião. As perguntas podem parecer “bobas”, mas ele precisa esclarecer todas as dúvidas do paciente. Afinal, podem evitar que os pacientes levem sustos, como o que vamos relatar aqui.

Nesta fase, todos os fios transplantados caem. Se o paciente não está preparado, pode pensar que isso é um efeito colateral de um procedimento mal sucedido. Mas, ao contrário do que possa parecer, essa queda é esperada: dentro do folículo, os fios estão se desenvolvendo (dentro de cada unidade capilar podem crescer até quatro fios). 

Mas nem tudo é ruim. O couro cabeludo já não apresentará nenhum resquício de cirurgia — no máximo, um leve rubor causado pelo aumento da circulação sanguínea na região.

Além disso, o paciente estará liberado para atividades físicas, piscina e banho de mar. 

Dois a três meses

No segundo mês alguns fios podem aparecer, mas serão raros — eles estarão entrando em estado de latência. O couro cabeludo também pode apresentar cistos semelhantes a espinhas, causados pelos fios que estão em fase de crescimento. Contudo, esse período também traz um lado positivo: é a partir do terceiro mês que o cabelo começa a crescer por volta de um centímetro por mês.

O paciente também está liberado a praticar esportes de contato, como lutas.

Seis meses

Meio ano após o Transplante Capilar, mais de 50% dos fios transplantados já terão aparecido na superfície do couro cabeludo. Há uma mudança considerável não apenas na quantidade, mas também na duração do cabelo transplantado.

Durante o crescimento dos fios, é normal que algumas áreas avancem mais rapidamente do que outras. Isso faz com que haja homogeneidade no crescimento.

Nove meses

O paciente já começa a chegar próximo ao resultado final do Transplante Capilar.  Os fios continuam crescendo e proporcionando um resultado natural de preenchimento das áreas calvas. Cerca de 20% deles ainda nascerão até os 12 meses de cirurgia.

Doze meses

Um mês após o Transplante Capilar, o paciente já estará com o resultado final, com todos os fios transplantados crescidos novamente. Eles vão cobrir qualquer rarefação anterior. 

Caso o paciente tenha calvície avançada e o primeiro procedimento foi pela técnica FUT, já estará liberado a fazer um segundo, caso precise.

O cabelo transplantado pode cair?

Só por tração ou trauma. O cabelo transplantado não sofre de calvície. Há uma faixa no couro cabeludo — equivalente às laterais e parte posterior que fica a alguns dedos acima da nuca — que não é afetada pelo gene da calvície. Dessa forma, o cirurgião só trabalha com folículos dessa região para fazer o transplante. 

O cabelo volta a crescer na área doadora?

Para fazer o Transplante Capilar, o cirurgião remove os folículos da área doadora. Há dois métodos:

  • FUT: retira-se uma faixa de cabelo com 25 a 30 cm de diâmetro e 1 cm de altura. Depois, o médico faz a sutura. Os fios crescidos cobrem a cicatriz;
  • FUE: os folículos são retirados unitariamente. Para que a área não apresente falhas, o cirurgião deve preservar cinco ao redor daquela unidade que foi retirada.

Como as unidades responsáveis por produzir os fios são removidas, o cabelo não volta a crescer. Contudo, o bom cirurgião cria protocolos para que essa remoção não seja percebida.

Quais as contraindicações do Transplante Capilar?

O principal paciente para o Transplante Capilar é aquele que sofre de alopecia androgenética — nome clínico para calvície. Nesse tipo de problema, causado por histórico familiar e/ou predisposição genética, os folículos pilosos começam a produzir fios cada vez mais fracos, até que “morrem”, ou seja, tornam-se incapazes de produzir cabelo.

Apesar de atacar boa parte dos folículos, o fator da calvície não está presente em todos eles. São essas unidades capilares saudáveis que serão utilizadas no Transplante Capilar. É preciso lembrar que a cirurgia é feita com o cabelo do próprio paciente, pois o resultado é mais natural, com cicatrização rápida e praticamente sem efeitos colaterais. 

Além do paciente com alopecia androgenética, aquele que sofre com alopecia traumática também pode passar pelo procedimento.

São poucos os pacientes que não poderão passar pelo procedimento, mas eles existem. Conheça alguns casos.

Alopecia areata

Também chamada de “pelada”, a areata é um tipo de alopecia em que os fios caem deixando formatos circulares. Além do couro cabeludo, afeta outras áreas do corpo, como perna, tórax e sobrancelhas. 

A alopecia areata é imprevisível: não há como evitar ou saber quando ela vai surgir. Porém, é possível ter controle. Como ela afeta praticamente todos os fios, não há como fazer um Transplante Capilar.

Além disso, os folículos podem voltar a produzir fios. Então, a calvície da alopecia areata não é um caso perdido.

Pronto para passar pelo Transplante Capilar? Para saber se você está apto a passar pela cirurgia, marque sua consulta na Clínica Mauad.

Enfermidades

O transplante costuma ser contra indicado a indivíduos que sofrem com doenças que ferem o couro cabeludo, como dermatite seborreica, psoríase e micose. Diabetes, patologias autoimunes e alopecia cicatricial também costumam ser contraindicações. Contudo, vale solicitar uma avaliação médica para saber se é possível passar pelo procedimento.

A cirurgia é estritamente proibida a quem sofre de anemia falciforme ou patologias cardíacas graves ASA 3.

Fumantes precisam abandonar o hábito por pelo menos um mês, já que o fumo atrapalha a circulação sanguínea.

Como saber se tenho indicação para o Transplante Capilar?

Para saber se você está apto ao procedimento, é preciso passar por uma avaliação médica antes. Ela pode ser feita tanto por um dermatologista quanto por um tricologista. 

O Transplante Capilar substitui tratamentos?

O transplante é o único procedimento eficaz para cobrir áreas calvas. Contudo, ele não substitui tratamentos preventivos, como a finasterida e o minoxidil. Ao contrário: o ideal é fazer a cirurgia para resolver as áreas já calvas, enquanto os fármacos atuam para prevenir rarefações.

Os folículos usados no Transplante Capilar são apenas do couro cabeludo?

Depende da gravidade e da extensão da calvície. Em alguns casos, a faixa capilar não afetada pela alopecia não é suficiente para cobrir a área rarefeita. Dessa forma, é preciso utilizar folículos de outras áreas do corpo.

Chamada de BHT (Body Hair Transplant), a técnica mistura unidades capilares de cabelo e corpo para um resultado mais efetivo. Tórax, pescoço, barba, abdome e região pubiana são exemplos de áreas doadoras. A retirada dos pelos corporais é feita pelo método FUE.

O ideal é que o cirurgião deixe os folículos do couro cabeludo nas margens para que o conjunto pareça mais natural, já que os pelos corporais costumam ter tamanhos, espessuras e formatos diferentes.

Entendeu como o Transplante Capilar funciona? Então, marque sua avaliação na Clínica Mauad.

solicite um contato