Tipos de pelo: Conheça as diferenças de cada um

Braços, sobrancelhas, cabelos, axilas. Já parou para pensar que em cada uma dessas regiões os nossos pelos são diferentes? Pois é. No nosso corpo existem alguns tipos de pelo, que se diferenciam tanto em espessura como em cor e textura.

De maneira geral, os pelos servem para proteger nosso organismo do frio, calor, radiação solar, infecções, entre outros agentes externos. Mas por que será que eles são diferentes? Vamos entender melhor o assunto? Vem com a gente.

Os tipos de pelo do nosso corpo

Os pelos são excrescências filamentosas e flexíveis que sobressaem da epiderme. Embora tenham uma estrutura básica comum, podem apresentar espessura e consistência variáveis e um diferente comprimento de acordo com o seu tipo. Eles podem ser classificados a partir destes 3:

  • Lanugem
  • Velus
  • Terminal

Os três tipos cobrem o corpo em períodos diferentes do ciclo de vida. Veja, pode-se dizer que a  lanugem é o primeiro tipo de pelo de uma pessoa. Trata-se de um pelo que cobre o feto e que desaparece logo após o nascimento. 

Já o velus é o pelo que substitui a lanugem. Ele nasce principalmente nos rostos femininos. Enquanto que o pelo terminal, de espessura mais grossa e um pouco mais comprido, nasce nas axilas, púbis, pernas, sobrancelhas, cílios, barba, bigode e cabelos.

solicite um contato

Mas ocorre que no decorrer da vida, tanto as cores como as texturas podem alterar em consequência do processo natural do tempo. 

Estrutura do pelo

Os pelos são compostos por dois tipos de elementos: a haste, a parte que sobressai da pele, e a raiz, a porção interna. Além disso, a formação do pelo realiza-se no centro das várias camadas celulares do folículo piloso.

O pelo em si é formado por três camadas diferentes: do exterior para o interior, a cutícula; a parte mais dura, o córtex; a mais espessa; e a medula, a estrutura do pelo.

Uso de pelos no procedimento de transplante capilar

Não é fake news, não. É um fato. Pelos de algumas áreas do corpo podem ser utilizados como “matéria prima” em um procedimento de transplante capilar. Na técnica FUE de transplante capilar – quando os folículos são retirados um a um da área doadora e transplantados na área receptora – é totalmente possível retirar pelos da região do abdômen e do tórax, por exemplo, para o procedimento no couro cabeludo. 

A área doadora, no entanto, tem muita importância. Ela tem grande influencia na qualidade e eficácia do transplante capilar. Além disso, os folículos da área doadora não são infinitos, por isso, precisam ser preservados. Para o procedimento, portanto, a quantidade de fios a ser retirada é pensada de acordo com o número necessário.

Gostou de saber as curiosidades dos pelos que recobrem nosso corpo e como eles podem ser utilizados em um transplante capilar? Então, fique por dentro das atualizações semanais do nosso Blog. A cada novo artigo, novas informações e curiosidades para você.

solicite um contato