Tipos de cabelo masculino: quais são?

Com o passar dos anos, o homem aprendeu a cuidar dos cabelos. Se antes a calvície era algo irreversível, hoje o transplante capilar mostra que é sim possível remediar o problema. Mas além da queda de cabelo, há também o cuidado diário. É preciso entender, no entanto, que cada um dos diferentes tipos de cabelo masculino exige uma manutenção diferente.

Neste texto, você vai conhecer os diferentes tipos de cabelo masculino:

Tipos de cabelo masculino: conheça cada um deles

Os cabelos masculinos podem se diferenciar de duas maneiras: pela oleosidade e pelo nível de curvatura do fio. Veja:

Tipos de cabelo masculino por nível de oleosidade

Existe uma série de fatores por trás da oleosidade do couro cabeludo, como o nível de produção de sebo, a frequência de lavagens e até a temperatura da água. 

solicite um contato

Oleosos

São fios em que a raiz e o comprimento refletem praticamente o mesmo nível de oleosidade. No geral, o couro cabeludo produz bastante sebo e, por isso, o fio consegue manter esse nível. Em muitos casos, eles parecem estar “grudados” na cabeça e podem até apresentar opacidade, dependendo de quanto tempo o homem fica sem lavá-los.

Outra característica é que esses fios são lisos, pois a falta de curvatura em sua estrutura permite que a oleosidade passe por todo o comprimento. Para cuidar, é preciso lavar o couro cabeludo com frequência, praticamente todos os dias, e investir em condicionadores e máscaras mais leves para não pesar os fios.

Mistos

Fios mistos são, como o nome indica, uma mistura entre as características dos cabelos oleosos e dos secos. Nesse caso, os fios apresentam raiz oleosa e pontas secas. 

É bem comum que esse homem lave o cabelo e, depois de dois dias, ele já esteja com a raiz “grudada” no couro cabeludo, mas as pontas podem até apresentar ressecamento. Isso ocorre porque a oleosidade não consegue percorrer o cabelo. Quanto mais tempo sem lavar, mais oleosidade se acumula e, consequentemente, mais chances ela tem de chegar à haste capilar.

Os cabelos masculinos desse tipo costumam ser ondulados, já que a oleosidade está presente, mas não o suficiente para chegar até o fio do cabelo. No entanto, como a curvatura não é muito grande, ela pode descer pelo fio caso não seja corretamente lavado.

Os fios mistos costumam ficar mais visíveis em cabelos de comprimento médio a longo.

Secos

Nesse tipo de cabelo, o couro cabeludo produz pouca oleosidade. Além disso, a curvatura do fio não permite que o óleo percorra a haste capilar até as pontas. Portanto, esse tipo de cabelo pode ficar dias sem lavar que não vai demonstrar nenhum tipo de opacidade.

Cabelos secos costumam ser cacheados e crespos, formatos em que o óleo não consegue percorrer a haste com muita facilidade.

Além de hidratação, esses fios precisam de nutrição, que contam com óleos. Se o cabelo for de médio a longo, invista também em umectação: pegue um óleo puro (azeite extravirgem ou óleo de coco prensado a frio, por exemplo), passe no comprimento dos fios poupando a raiz e deixe por algumas horas. Depois, lave como de costume, com xampu e condicionador. 

Evite a água quente, que resseca ainda mais e deixa os fios opacos.

Normais

Os cabelos normais não apresentam excesso de oleosidade, nem características de um fio seco. Toda a haste capilar apresenta a mesma textura e quantidade de óleo, que costuma ser, como o nome indica, normal. Esse tipo de cabelo masculino é mais tranquilo de cuidar e não apresenta muitos problemas.

Tipos de cabelo masculino por curvatura

A curvatura é o formato da haste capilar. Junto da oleosidade, ela é o indicador do tipo de cuidado que o fio necessita, já que as duas características estão intrinsecamente ligadas. Um cabelo liso não deve ser tratado da mesma forma que o crespo, pois as necessidades são muito diferentes.

Lisos

Os fios lisos apresentam a mesma quantidade de queratina e de oleosidade da raiz ao comprimento. Por isso, apresentam mais brilho, mas também costumam precisar de mais lavagens.

Ao contrário do que se imagina, os cabelos lisos não são necessariamente os mais finos. Pessoas com ascendência asiática, aliás, costumam ter fios mais grossos.

O cabelo liso pode ser classificado em 1A (mais ralo e fino), 1B (espessura média) e 1C (mais grosso e volumoso).

Ondulados

O cabelo ondulado tem raiz lisa e pontas com curvaturas, que podem remeter a ondas ou até mesmo finalizar como um cacho mais fechado. A principal diferença entre um fio ondulado e um cacheado é que o primeiro já começa a curvar no topo da cabeça, enquanto o segundo apresenta algum nível de lisura. 

Os fios ondulados são altamente maleáveis: eles podem tanto ficar mais lisos quanto mais cacheados, dependendo do tipo de finalização feita pelo homem. Quanto mais comprido o cabelo, mais liso fica, pois tende a pesar. Porém, ele nunca alisa totalmente pelo peso, apenas com ferramentas como chapinha e escova. Além disso, são so que mais apresentam frizz. 

Os cabelos ondulados são classificados em 2A (menos curvatura), 2B e 2C (mais curvatura). 

Cacheados

Os fios cacheados são aqueles que apresentam curvatura logo na raiz. São mais secos que os ondulados, mas também têm mais volume e, ao mesmo tempo, definição. A quantidade de frizz é menor. 

Os cabelos cacheados contam com três níveis de curvatura: 3A, 3B e 3C. 

Crespos

Os fios crespos são muito confundidos com os cacheados, mas têm suas diferenças. O fio crespo não tem uma curvatura específica: seu desenho é mais disforme. Ele também tem um crescimento de maneira quase paralela em relação ao couro cabeludo. Por isso, é o tipo mais difícil de ser afetado pela oleosidade e também o mais frágil.

Os fios crespos variam entre 4A, 4B e 4C, mas há quem acredite que os fios mais fechados possam chegar ao tipo 5.

Neste tipo de cabelo masculino, é fundamental investir em xampus menos agressivos, além de umectações semanais.

Como cuidar dos diferentes tipos de cabelo masculino?

Veja como manter os cuidados para cada tipo de fio:

Invista em produtos voltados ao seu tipo de fio

Como dito, cada tipo de fio tem necessidades diferentes. Não há sentido utilizar produtos voltados ao cabelo crespo se o seu fio é liso. Muitas pessoas, aliás, pensam que usar produtos para cabelos com curvatura maior faz com que o cabelo fique mais “cheio”. O efeito é exatamente o contrário: quanto maior a curvatura, mais óleos e manteigas são necessários para manter o fio macio e nutrido. 

Varie os xampus

Homens costumam lavar os cabelos todos os dias, pois os fios mais curtos tendem a acumular mais oleosidade, já que o comprimento não permite que ela escorra. No entanto, utilizar o mesmo xampu todo dia pode “saturar” os fios, já que ele tem necessidades diferentes.

Da mesma forma que as máscaras, tenha xampus para diferentes finalidades: mais nutritivos, hidratantes e com limpeza mais potente. A cada lavagem, utilize um produto diferente. Assim, é possível suprir todas as necessidades dos fios.

Qual o seu tipo de cabelo? Como você cuida dos seus fios? Deixe seu comentário aqui embaixo!

solicite um contato