Tem como evitar a calvície? Descubra!

Descubra se tem como evitar a calvície
A calvície, também conhecida como alopecia, é um problema que afeta, em grande parte, os homens. Os cabelos possuem um ciclo natural: nascem, crescem, estabilizam e caem. Contudo, muitas vezes eles caem além do normal e antes de completar esse ciclo. Certamente, isso indica que há algum problema mais grave com os fios. Muitos casos, também, têm origem hereditária e verificar o histórico familiar pode ajudar o paciente a entender como evitar a calvície.

A calvície, também conhecida como alopecia, é um problema que afeta, em sua maioria, os homens. Contudo, grande parte dos casos tem origem hereditária e verificar o histórico familiar pode ajudar o paciente a entender como evitar a calvície.

Os cabelos possuem um ciclo natural: nascem, crescem, estabilizam e caem. Porém, muitas vezes eles caem além do normal antes de completar esse ciclo. Certamente, isso indica que há algum problema mais grave com os fios.

Alopecia androgenética x areata

Existem dois tipos de alopecia: a androgenética e a areata. A primeira é a mais comum no sexo masculino e é caracterizada pela perda progressiva nas zonas de entrada. Em suma, a origem tem causas hormonais, e ocorre com a redução dos folículos pilosos, fazendo com que os cabelos novos nasçam frágeis e finos.

Já a alopecia areata se manifesta através da queda de cabelos em forma de falhas circulares. Em alguns casos a perda é bem pequena, por outro lado, alguns pacientes sofrem com uma queda de cabelo maior. Entretanto, ela é causada por fatores emocionais, quadros infecciosos ou traumas físicos.

Tem como evitar a calvície?

Se você quer saber como evitar a calvície, é fundamental deixar claro que, antes de tudo, não existe uma forma que realmente previna a queda de cabelo de maneira definitiva. Entretanto, existem métodos para retardar o problema.

Aliás, se você já foi afetado pela queda, o transplante capilar é a única solução para acabar com a calvície de uma vez por todas. Confira as dicas que separamos a seguir.

Evite cigarro

As substâncias presentes no cigarro comprimem os vasos sanguíneos e, consequentemente, prejudicam a circulação. Em suma, as quantidades necessárias de oxigênio e nutrientes essenciais para o crescimento dos cabelos não chegam ao couro cabeludo. Certamente, o fio vai morrer, sem chance de nascer novamente, causando a calvície.

Evite procedimentos químicos

Uma das melhores formas de como evitar a calvície é não utilizar qualquer procedimento químico agressivo no cabelo. Em resumo, os produtos químicos, em contato com o couro cabeludo geram irritações e alergias, contribuindo para a queda dos fios.

Além disso, as agressões químicas deixam os fios quebradiços e fracos, facilitando a queda. Entretanto, mesmo usando produtos para recuperação dos fios, o mais indicado é pausar a química por um tempo, até que eles estejam saudáveis novamente.  

Evite banho com água muito quente

Tomar banho com água morna também ajuda a evitar a calvície. A água quente aumenta a oleosidade do couro cabeludo de tal forma que provoca um efeito rebote na produção de oleosidade.

Além disso, o calor também abre a cutícula e retira os óleos naturais, deixando os fios secos e quebradiços. Por outro lado, há também o risco de desenvolver caspa e piorar a saúde dos cabelos.

Não durma com cabelo molhado

Dormir com os cabelos molhados deixa os fios frágeis e quebradiços. Além disso, o contato dos fios úmidos com o travesseiro favorece o aparecimento de caspa e acelera a queda de cabelo.

Mantenha os fios sempre limpos

Manter os fios sempre limpos é outra atitude que pode ser colocada na sua listinha de como evitar a calvície. Afinal, como já citamos anteriormente, a oleosidade contribui para a queda, de tal forma que aumenta a proliferação de fungos e a descamação do couro cabeludo.

Como evitar a calvície com alimentação saudável

Cuidado com o que você come. A alimentação é um aspecto que influencia e muito nas funções do corpo e principalmente no crescimento e saúde dos fios de cabelo. Em resumo, incluir na sua dieta alimentos ricos em vitaminas e outros minerais, como frutas, legumes, proteínas, ajuda a manter os cabelos cada vez mais fortes.

Que tal acompanhar mais dicas nas nossas redes sociais? Curta nossa Fanpage no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *