Química no cabelo leva à calvície?

Esta é uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam realizar algum procedimento nas madeixas, mas temem a perda completa dos fios. Mas afinal, química no cabelo leva à calvície? 

Veja, antes de entrarmos no assunto, é muito importante destacar que qualquer procedimento químico, realizado em salões ou até mesmo em casa, ainda que seguros, podem trazer algum dano. 

Isso porque, os produtos utilizados modificam a estrutura natural dos cabelos. Esse processo funciona como um trauma. Por isso, é sempre muito importante mantê-los hidratados após os procedimentos, para que os danos não interfiram de forma tão contundente.

O que você precisa saber sobre química no cabelo

Qualquer coisa em excesso pode fazer mal, certo? Isso também ocorre quando o assunto é química no cabelo. Seja o produto que for, dependendo da intensidade ou frequência de uso, ele pode sim levar a uma quebra mecânica dos fios. 

solicite um contato

Além disso, produtos químicos em contato com o couro cabeludo podem gerar irritações e alergias. Por isso, o indicado é que mesmo usando produtos para recuperação dos fios, é muito importante pausar a química por um tempo, até que eles estejam saudáveis novamente.

Química no cabelo leva à calvície?

A ação dos produtos químicos nos cabelos pode causar grandes impactos para a saúde dos fios, como já dissemos. Ainda assim, não há estudos que comprovem que a química no cabelo leva à calvície. Ou seja, a perda total do cabelo.

Na verdade, fatores genéticos e hormonais são os mais comuns quando o assunto é queda capilar. Para estes casos, em que a calvície já está completamente instalada, a única solução realmente eficaz é o transplante capilar

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa cirurgia é mais simples do que parece. De todo modo, precisa ser feita por profissionais capacitados e em um ambiente autorizado pelas autoridades de saúde. 

Outros fatores que podem levar à calvície

Os cabelos possuem um ciclo natural: nascem, crescem, estabilizam e caem. Porém, muitas vezes essa queda pode se tornar anormal. Se isso estiver acontecendo com você, pode ser um indício de que há algum problema mais grave com os fios. Para que você consiga entender um pouco melhor esse cenário, reunimos algumas razões que levam à calvície. Acompanhe:

Alopecia androgenética

A alopecia androgenética é o tipo de calvície hereditária. É possível que os primeiros sinais apareçam já na adolescência, piorando gradativamente. Trata-se de um problema ainda sem cura, apenas tratamento.

Doenças autoimunes

As doenças autoimunes, como o lúpus, prejudicam o sistema imunológico, deixando o corpo vulnerável aos fungos e bactérias. Assim, os problemas passam a atingir o couro cabeludo e as unhas. Isso ocorre porque o organismo entende que outros órgãos necessitam de mais nutrientes para combater as doenças, desviando o fluxo que iria para os fios.

Alimentação desequilibrada

Alimentação balanceada é fundamental para a saúde do organismo como um todo. Com os cabelos, isso não seria diferente. A falta de nutrientes necessários para o crescimento e fortalecimento dos fios pode levar sim a queda de cabelo. Por isso, fique atento com o que você come.

solicite um contato