Quem pode fazer implante capilar?

A queda de cabelo é um problema que mexe diretamente na autoestima da pessoa. De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), cerca de 90% dos homens tem chance de ter algum grau de calvície na vida. Aliás, inúmeras são as causas da alopecia e muitos tratamentos prometem ser a solução. No entanto, apenas o implante capilar, comumente chamado implante capilar, é a mais eficaz para acabar com a calvície. 

Apesar de ser o único procedimento que resolve definitivamente a queda de cabelo, nem todos estão aptos à cirurgia. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o tratamento e tirar dúvidas sobre quem pode realizar a cirurgia para ter os fios novamente. Confira. 

Como funciona o implante capilar? 

O implante capilar é uma técnica que consiste na retirada da raiz do fio de cabelo de uma região que esteja saudável. Geralmente a área doadora localiza-se na nuca do paciente. Outros locais como tórax ou região pubiana também podem servir para a coleta dos folículos capilares.  

Os tecidos retirados são separados com um microscópio e em seguida implantados nas regiões em que faltam cabelo. Com isso, os fios começam a ter densidade e nascem novamente. Os resultados completos podem ser vistos aproximadamente um ano depois da cirurgia. 

Vale lembrar que o termo implante capilar era utilizado antigamente para definir a técnica realizada com fios artificiais. Esse tipo de procedimento está desatualizado, pois haviam grandes riscos de rejeição e infecção, além de que deixava o cabelo com aspecto artificial e não crescia como os naturais. Entretanto, hoje o nome implante capilar é usado como sinônimo para transplante. 

solicite um contato

Quem pode realizar o procedimento? 

O implante capilar é um procedimento bastante procurado por homens. Por outro lado, mulheres também podem fazer o tratamento para recuperar os fios. No entanto, para saber se você está apto para a cirurgia, é necessário consultar um médico especialista para uma análise profunda, diagnosticando a causa e também a melhor forma de tratamento. 

Muitas vezes os homens têm melhores resultados com a técnica pois, a qualidade dos fios saudáveis da área doadora é melhor do que nas mulheres. Os cabelos masculinos são mais grossos e densos. Já os femininos são mais finos, o que pode comprometer o resultado final do transplante capilar.  

Outro impedimento para realizar a cirurgia é o grau da calvície. Pacientes com até 70% estão aptos, pois ainda resta uma faixa de cabelo na parte inferior da cabeça, permitindo a coleta de folículos capilares. Para graus mais elevados, o tratamento pode ser comprometido, pois não há número de fios suficiente para o transplante.  

Qual a melhor idade para a cirurgia? 

Não existe uma idade exata para realizar o procedimento. Entretanto, o mais indicado é a partir dos 25 anos ou quando a queda capilar já está estabilizada. O que deve ser levado em consideração é que o paciente esteja em boas condições de saúde e tenha folículos disponíveis para a coleta. A vantagem é que quanto mais jovem, há mais chances de realocar os cabelos antes de perdê-los totalmente. 

Quer saber mais sobre as técnicas utilizadas para realizar o implante capilar? Aproveite para acessar o nosso site

solicite um contato