Prótese capilar x Transplante Capilar: qual o melhor?

A alopecia afeta a autoestima de milhões de homens e mulheres mundo afora. Quando o problema fica mais extenso, a ponto de não ser fácil de disfarçar, é comum que o indivíduo procure por artifícios capazes de disfarçá-la. Mais natural e comumente feita com fios verdadeiros, a prótese capilar tem sido cada vez mais procurada por quem deseja aparentar um couro cabeludo denso.

Com tantas vantagens, pode parecer que a prótese capilar seja capaz de substituir o transplante. Será? Entenda como cada um funciona é qual o mais indicado para resolver o problema da calvície:

O que é prótese capilar?

É uma prótese de silicone ou rede colocada no couro cabeludo. Sua utilização é como a de uma peruca, mas com resultado muito mais natural. 

Para trazer esse resultado mais orgânico, os fios são implantados em uma rede especial ou película extrafina de silicone, que é fixada no couro cabeludo do indivíduo com uma cola especial. O cabelo colocado costuma ser 100% natural e desidratado, o que faz com que ela tenha um valor mais elevado quando comparada à peruca.

solicite um contato

Quais as vantagens da prótese capilar?

Veja quais benefícios essa opção oferece para disfarçar a calvície.

Opção para quem não deseja cirurgia

A prótese capilar é uma opção viável para quem não deseja passar por um transplante capilar. No entanto, as técnicas atuais são minimamente invasivas e proporcionam uma recuperação muito rápida.

Mais natural que uma peruca

Em um primeiro momento, a peruca pode parecer uma opção mais adequada por ser acessível e permitir trocas mais frequentes. No entanto, seu resultado não é muito natural. Além disso, a qualidade da prótese capilar é superior, o que mostra seu custo-benefício em longo prazo.

Mais versátil

A prótese capilar pode ser lavada — ela, inclusive, deve ser removida a cada 15 dias para higienização e reparos. Além disso, permite que o indivíduo pratique esportes, faça penteados, durma, dance, faça exercícios e dê mergulhos no mar e na piscina. 

Outra vantagem com relação à peruca é a possibilidade de conseguir uma prótese do tamanho e formato desejados. Ela pode até ser feita para apenas uma parte da cabeça, sem necessitar cobrir o couro cabeludo por completo.

O que é transplante capilar?

É um método para resolver de vez a falta de fio nas áreas calvas, em que as unidades capilares estão “mortas” e, portanto, não voltarão a produzir fios. São usadas principalmente para tratar alopecia androgenética (calvície).

A calvície ocorre por conta da testosterona — por isso, é muito mais comum em homens. Quando em contato com a enzima 5-alfarredutase, converte-se em di-hidrotestosterona (DHT), uma versão muito mais potente. Além de ser responsável pelo crescimento dos pelos do corpo, aumento da libido e desenvolvimento da próstata, o DHT pode se acoplar a folículos que tenham receptores hormonais compatíveis com ele. A partir daí, impede que as unidades foliculares (UF) recebam nutrientes e desenvolvam novos fios, até que elas se fecham de vez e “morrem”.

Uma curiosidade interessante é que nem todos as UFs sofrem com a ligação ao DHT. A faixa que compreende as laterais próximas à orelha e a parte posterior do couro cabeludo (pouco acima da nuca) são “imunes” à calvície, portanto seus folículos podem ser transplantados a áreas que não tem mais folículos trabalhando plenamente.

Por que o transplante é uma opção melhor do que a prótese capilar?

Embora a prótese capilar tenha seus benefícios, eles não conseguem substituir o transplante capilar. Entenda:

Durabilidade muito maior

A durabilidade de uma prótese capilar varia, mas pode chegar a um ano. Tudo vai depender da qualidade do material e da rotina de cuidados do indivíduo.

Já o transplante capilar é vitalício. A não ser que o corpo sofra algum trauma, como um acidente na região ou uma mudança de dieta muito brusca, os fios continuarão se desenvolvendo normalmente. Isso ocorre porque as unidades capilares transplantadas não sofrem com a predisposição genética para a calvície.

Investimento único

Quando o transplante consegue cobrir toda a área calva, ele não precisa ser “retocado”. Portanto, é um investimento único, pois os fios continuarão crescendo com o passar do tempo. A não ser que apareçam outras áreas que precisam ser cobertas por outros fios, o paciente não precisará passar pelo procedimento de novo.

Sem riscos de rejeição

Os diferentes tipos de transplante capilar praticamente não oferecem riscos porque as unidades capilares utilizadas são sempre do próprio paciente. É até possível utilizar UFs de outros doadores, contudo os benefícios não cobrem o constante uso de fármacos para evitar rejeição.

Camuflagem

Por serem UFs retiradas do próprio paciente, o resultado fica muito natural. Em três ou quatro meses após a cirurgia, os folículos já começam a mostrar os primeiros fios. Já com a prótese, os fios são de outra pessoa. Por mais que haja naturalidade, é preciso adaptar o cabelo (da prótese ou do usuário) para que o conjunto fique harmonioso. 

Manutenção do corte

A prótese é feita de fios de cabelo, mas não de folículos. Portanto, não vão crescer. Quando ela é parcial, ou seja, cobre apenas uma parte do couro cabeludo, é preciso que o corte de cabelo se mantenha o mesmo tempo inteiro para que o resultado continue natural — a não ser, claro, que o indivíduo tenha próteses de diferentes tamanhos.

Já com a prótese, o caminho é diferente. A partir do terceiro ou quarto mês, os folículos começam a trabalhar plenamente. Em até um ano, o resultado será visto. A partir daí, o indivíduo pode deixar seus filhos do tamanho e da cor que desejar.

Como visto, a prótese capilar tem benefícios, mas não tantos a ponto de substituir o transplante. Se você deseja resolver de vez o problema da calvície, agende uma avaliação na Clínica Mauad.

solicite um contato