Implante capilar dói? Descubra agora mesmo!

Sofrer com calvície é algo muito incômodo, principalmente porque afeta muito a autoestima do paciente. Achar um tratamento eficiente que ajude a reverter ou até mesmo minimizar este quadro é algo muito importante para quem tem o problema. Entre as maiores dúvidas de quem deseja acabar definitivamente com o problema é se o implante capilar dói. Pensando nisso, resolvemos esclarecer esses e muitos outros questionamentos sobre o procedimento. Confira a seguir. 

Como funciona o implante capilar

O implante capilar é um procedimento bastante indicado para pessoas que estão perdendo uma grande quantidade de cabelo. O tratamento oferece ótimos resultados, principalmente se o paciente iniciar o processo antes de ficar com um grau mais avançando de calvície. No entanto, para saber se o implante capilar dói, é importante entender como é feito o procedimento. 

O tratamento é feito em algumas etapas, e apesar de não ser um método invasivo, requer alguns cuidados específicos, como qualquer outra cirurgia. Ou seja, exames pré-operatórios e até uma avaliação cardiológica são importantes para garantir que o procedimento seja um sucesso. 

Existem várias técnicas de implante capilar que consistem na retirada de unidades foliculares saudáveis para serem transplantadas para regiões calvas. Mas, depois de tanta informação, você ainda deve estar se perguntando: a cirurgia de implante capilar dói? Como você sabe, o implante capilar é um procedimento cirúrgico, e como tal ele causa certa invasão no corpo, mesmo com o avanço tecnológico. Mas a resposta à pergunta, você vai descobrir a seguir, após saber como o procedimento é realizado com detalhes.

Como é a cirurgia

Vamos lá! Após saber como funciona a cirurgia, você vai entender se o implante capilar dói ou é algo que vale a pena fazer em todos os sentidos. Existem duas técnicas mais conhecidas para realizar o transplante capilar: FUE (Follicular Unit Excision) e FUT (Follicular Unit Transplant). Elas são bastante procuradas no mundo todo pois os resultados são melhores, mais seguros e mais naturais.

solicite um contato

Seja qual for a técnica escolhida para realizar o procedimento, o paciente recebe uma anestesia local, permitindo que a área trabalhada pelo profissional esteja totalmente anestesiada. No entanto, o paciente permanece consciente durante toda a cirurgia. 

Afinal, o implante capilar dói?

A anestesia ainda perdurará durante todo o procedimento, garantindo um estado de relaxamento e indolor. Mesmo após ser levado ao quarto, o paciente ainda estará anestesiado. Aos poucos a sensibilidade do local é recuperada e um certo desconforto passa a aparecer no local. No entanto, não se trata de uma dor latente ou insuportável. 

Então, em resposta a pergunta se o implante capilar dói, podemos dizer que, o procecimento é tranquilo, e o paciente não sente praticamente nada. No entanto, o médico deverá receitar um analgésico ao paciente, para que seja administrado logo após a cirurgia. Dessa maneira, a dor não será problema quando o efeito da anestesia passar.

Aliás, ele recebe alta no mesmo dia e pode voltar para casa logo em seguida. Após o procedimento, o médico prescreve medicações analgésicas leves, que amenizam bastante o desconforto durante o pós-operatório.


Dr Raul Mauad
  • Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP (2003).
  • Especialista em Cirurgia Plástica pelo Serviço do Professor Ivo Pitanguy (1996).
  • Médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1990), com Residência em Cirurgia Geral no Hospital da Clínicas da FMUSP-RP (1992).
  • Em 2010, estagiou no mais conceituado Centro Oncológico dos E.U.A, Huston- Texax, MD. Anderson Cancer Center- Departamento de Cirurgia Plástica sob a tutela do Prof. Dr. Geofrey Robb.
solicite um contato