Como fazer nascer cabelo novamente livre de calvície

A calvície é um mal que atinge e preocupa muitas pessoas, principalmente os homens. De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), somente no segundo semestre de 2018, cerca de 42 milhões de brasileiros sofreram com o problema. E a maior dúvida é: como fazer nascer cabelo de novo?

Existem variadas técnicas que prometem recuperar os fios de quem é acometido pela queda de cabelo. Shampoos, loções, receitas caseiras, entre outras técnicas afirmam que são capazes de retomar o crescimento dos fios. Entretanto, o único método altamente eficaz e garantido para fazer nascer cabelo é o implante capilar. Por isso, neste artigo vamos esclarecer um pouco mais sobre o procedimento. Confira.

O que é o transplante capilar

O transplante capilar é uma técnica cirúrgica que tem como objetivo remover folículos capilares da parte posterior da nuca do paciente para seres transplantados em uma área calva. No procedimento, os fios transplantados geram novos folículos capilares saudáveis, auxiliando na densidade do cabelo.

O procedimento foi um recurso utilizado, por muito tempo, somente por homens, pois são os que mais sofrem com o problema. Entretanto, as mulheres também têm aderido ao método capaz de fazer nascer cabelo. As indicações para a técnica são para pacientes com diferentes graus de calvície e para melhorar a estética de cicatrizes no couro cabeludo.

Técnicas para fazer nascer cabelo

Existem duas técnicas mais conhecidas para realizar o transplante capilar: FUE (Follicular Unit Excision) e FUT (Follicular Unit Transplant). Elas são bastante procuradas no mundo todo pois os resultados são melhores, mais seguros e mais naturais.

solicite um contato
  • FUE: neste método os folículos são extraídos individualmente com o auxílio de um instrumento chamado punch. Em seguida, os folículos são separados um a um em pequenos enxertos de até três fios, para serem transplantados na área receptora mais tarde. Esta técnica é menos invasiva, mais detalhista e a recuperação é mais rápida.
  • FUT: ao realizar está técnica, o profissional retira uma faixa do couro cabeludo em que os fios não tenham sido afetados pela calvície. Deste modo, ela é mais indicada para fazer nascer cabelo em áreas maiores da cabeça. Entretanto, ela deixa uma cicatriz um pouco mais visível e o tempo de repouso é maior.

Resultados após a cirurgia

Apesar da cirurgia ser um procedimento longo, a recuperação tende a ser rápida, em torno de 10 dias. Entretanto, quem exerce atividades leves, pode voltar a trabalhar em dois dias.

Os resultados do implante capilar começam a aparecer a partir do quarto mês. No entanto, é comum que os fios caiam nas primeiras semanas após a cirurgia para que possam crescer novos e saudáveis.

O crescimento gradual dos fios ajuda a dar um aspecto totalmente natural ao pós-operatório. No sexto mês consecutivo ao implante capilar, o paciente já apresenta cerca de 70% do resultado esperado e, em um ano, o resultado definitivo é obtido.

Como os fios utilizados no procedimento para fazer nascer cabelo estão livres da ação dos hormônios que provocam a calvície, não há risco de que eles voltem a cair após a cirurgia. Entretanto, nada impede que outros folículos não transplantados estejam sujeitos à queda.

solicite um contato