Causa da calvície: como descobrir o que está fazendo meu cabelo cair?

Muitas vezes, perdemos cabelos e nem percebemos. Faz parte do processo. Mas quando os fios caem demais, o que fazer? Como descobrir a causa da calvície? Existem muitas maneiras simples de saber se seus cabelos estão caindo em excesso ou se é apenas a troca natural. No entanto, para saber as causas, é necessário ir mais a fundo. Confira no artigo a seguir, como descobrir as causas da calvície.

O que é calvície

A calvície é um problema que afeta todos os sexos, no entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população masculina sofre com o problema até os 50 anos de idade. Mas em todas as idades o problema pode aparecer, inclusive em mulheres. Trata-se de uma doença que causa redução ou perda total dos fios em determinada área do corpo.

Uma pessoa perde, em geral, de 100 a 130 fios por dia, e ele cresce 0,35mm a cada 24 horas. Aliás, o ciclo normal dura em média de 3 a 5 anos e resulta em uma troca de todos os fios. No entanto, pode-se perceber uma anormalidade, quando há presença de calvície. Um exemplo é dividir o cabelo ao meio e verificar se a linha de divisão fica mais evidente. 

Vale lembrar que existem alguns tipos de calvície, que também variam em grau ou nível. Para descobrir a causa, também é importante fazer a associação ao grau. Isso normalmente determina qual será o tratamento e se realmente será eficaz contra a alopecia. 

solicite um contato

Tipos de calvície

Existem vários tipos de calvície: androgenética, areata e eflúvio telógeno. Entender cada um deles pode ser o caminho para você conseguir identificar o que está causando a queda de cabelos. Aliás, o tipo mais comum é a androgenética e você pode saber um pouco mais a respeito neste artigo.

Principal causa da calvície

Como já citamos anteriormente, ao saber qual o tipo de calvície você têm, é mais fácil identificar também a causa, que por sinal, variam muito. As causas também são as mais variadas. Conheça as principais.

Genética

A herança genética é uma das causas mais comuns de queda de cabelo. Se o pai ou a mãe sofre de calvície, as chances de o filho ter o mesmo problema é de 50%. Por outro lado, em casos que ambos são calvos, o risco é de pelo menos 75%. Entretanto, para saber se você está suscetível à doença, a indicação é consultar um médico especialista, que irá analisar seu histórico familiar e solicitar alguns exames hormonais.

Má alimentação

o descuido com os hábitos alimentares pode influenciar diretamente na queda de cabelo. Em resumo, a saúde dos fios está ligada aos nutrientes que você ingere. Por isso, é fundamental manter um cardápio rico em sais minerais, vitaminas e proteínas, ou seja, nutrientes importantes para manter a estrutura do cabelo.

Higiene dos cabelos

Assim como a má alimentação, a má higiene também pode ser uma das causas da calvície. Em síntese, lavar o cabelo de forma incorreta, sem ter cuidado para eliminar todo o excesso de shampoo, pode interferir negativamente na saúde dos folículos capilares. O acúmulo de resquícios do produto é prejudicial e pode ser uma das causas da queda de cabelo.

Quer saber quais os melhores tratamentos para calvície? Então acesse o nosso site e saiba tudo sobre o implante capilar!

Dr Raul Mauad
  • Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP (2003).
  • Especialista em Cirurgia Plástica pelo Serviço do Professor Ivo Pitanguy (1996).
  • Médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1990), com Residência em Cirurgia Geral no Hospital da Clínicas da FMUSP-RP (1992).
  • Em 2010, estagiou no mais conceituado Centro Oncológico dos E.U.A, Huston- Texax, MD. Anderson Cancer Center- Departamento de Cirurgia Plástica sob a tutela do Prof. Dr. Geofrey Robb.
solicite um contato