Calvície feminina: entenda as causas e o tratamento

Quando falamos em calvície, a primeira coisa que lembramos é de homens calvos. No entanto, as mulheres também são bastante afetadas pela queda de cabelo. Aliás, a calvície feminina é muito comum e atinge cerca de 50% das mulheres brancas.

Porém, em mulheres asiáticas e afrodescendentes o índice é bem menor. A diferença é que as mulheres conseguem disfarçar com mais facilidade e o problema acaba passando despercebido.

O que causa a calvície feminina

A calvície feminina é caracterizada como a perda excessiva de cabelo, deixando parte do couro cabeludo mais visível, com fios rarefeitos. Outra característica comum é a que os fios ficam mais frágeis e com crescimento deficiente. 

Herança genética

O nome científico da calvície feminina é alopecia androgenética, e acontece pela interação dos hormônios masculinos, também presente na mulher, com a herança genética. O problema pode surgir em qualquer fase da vida de forma progressiva, podendo ser a partir da puberdade. No entanto, o mais comum é durante a menopausa, após os 40 anos.

solicite um contato

Fatores nutricionais

Também deve ser levado em consideração os fatores nutricionais, como deficiência de nutrientes que causam o enfraquecimento dos fios. A anemia, que consiste na diminuição de ferro no organismo e a carência de vitaminas e sais minerais, é uma das patologias que podem causar a calvície feminina.

Fatores emocionais

Problemas psicológicos também podem interferir em alterações no organismo. Aumento de suor, variações de apetite ou nível de energia é capaz de desenvolver a calvície feminina. O estresse e a depressão também podem ser causas da queda de cabelo. Outras manifestações orgânicas, que envolvem o funcionamento geral do corpo, podem causar ou contribuir com a calvície. Exemplo disso, é a interrupção de medicamentos ou alimentação inadequada.

Principais tratamentos para calvície feminina

Existem inúmeros tratamentos no mercado que prometem acabar com a calvície feminina. Primeiramente, é importante descobrir qual a principal causa, para depois determinar qual a forma de tratamento mais adequada. No entanto, envolve cuidados com a dieta, controle de peso, uso de medicamentos sob orientação médica. Entre os medicamentos mais indicados para o tratamento estão Espironolactona, de uso oral e Minoxidil de uso tópico.

Outra forma que promete acabar com a calvície feminina é o tratamento feito com laser de baixa intensidade. No entanto, ainda não há um estudo finalizado comprovando a eficiência do procedimento. Por isso, ele é utilizado apenas para casos iniciais ou de grau mais baixo de calvície.

Um dos tratamentos mais eficientes contra a queda de cabelo, e que deve acabar de forma definitiva com o problema é o transplante capilar. Em suma, a técnica utiliza folículos capilares saudáveis do próprio paciente, onde há uma quantidade maior de fios, para serem transplantados para a região afetada pela calvície.

A técnica FUE (Follicular Unit Extraction) é umas das mais modernas existentes no mercado e o mais indicado para as mulheres, pois revolucionou o transplante capilar. Em resumo, o procedimento é realizado fio a fio e sem cortes. O transplante FUE é mais rápido, mais eficiente e tem um resultado melhor que as técnicas antigas.

solicite um contato