Cabelo cacheado masculino pós transplante capilar

O implante capilar  é um dos melhores tratamentos para a calvície. Por isso, ele está entre os mais procurados pelos pacientes que desejam que as madeixas voltem a crescer novamente. Entretanto, existem muitas dúvidas dos pacientes e uma delas é se é possível aplicar a técnica no cabelo cacheado masculino. Para saber a resposta e mais detalhes sobre o assunto, confira o artigo a seguir.

O que é transplante capilar

Primeiro de tudo é fundamental saber como funciona o transplante capilar. Afinal, a técnica é muito utilizada entre homens e mulheres que sofrem com a calvície e desejam retomar o crescimento dos fios de forma natural.  No entanto, trata-se de um procedimento que consiste na retirada de fios de outra área da cabeça, chamada de doadora, para o local que se encontra em desfalque, conhecido como receptor. 

Existem duas técnicas para realizar o transplante capilar: FUE (Follicular Unit Excision) e FUT (Follicular Unit Transplant).  Aliás, a primeira é menos invasiva e consiste na retirada de folículos capilares que serão separados um a um para serem implantados na área afetada pela queda de cabelo.

Já a técnica FUT, consiste na retirada de uma faixa de couro cabeludo com folículos saudáveis para serem implantados na área receptora. Além disso, este método é bastante recomendado para quem possui uma área maior de calvície. Entretanto, em alguns casos, as duas técnicas podem ser associadas para obter um resultado melhor.

solicite um contato

É possível realizar em cabelo cacheado masculino?

Os cabelos cacheados possuem características próprias, como por exemplo, são mais secos devido a oleosidade produzida no couro cabeludo não se distribuir igual ao longo do fio, como ocorre nos cabelos lisos. Da mesma forma ocorre com a queratina: ela é distribuída de forma irregular dentro do córtex capilar, fator este que dá origem aos cachos.

Outra característica se dá ao fato de que o formato do folículo capilar tem uma inclinação diferenciada: quando está com cerca de 45 graus, o cabelo é encaracolado, já quando atinge um ângulo de 180 graus, o fio é bem mais enrolado. Sobretudo, é justamente este último fator que irá determinar se é possível fazer transplante capilar com o cabelo cacheado masculino.

Técnica mais indicada

A técnica mais indicada para este tipo de cabelo é a FUT, devido ao formato do folículo piloso, isso porque o volume natural dos fios transplantados ajuda a disfarçar a cicatriz que fica na região doadora dos folículos. Sobretudo, a facilidade em retirar uma faixa maior do couro cabeludo permite que o procedimento seja o mais indicado para realizar a cirurgia em cabelos cacheados.

Como fica o cabelo cacheado masculino após o transplante?

A técnica FUE é a mais simples e detalhada, por isso, é recomendado que não seja utilizada para a realização de transplante capilar com cabelo cacheado masculino. Isso porque a extração do folículo é feita por uma punção circular e reta, no ângulo de 90 graus. Ou seja, isso pode acabar prejudicando a estrutura do fio cacheado durante sua retirada.

Entretanto, muitos temem que após o transplante capilar o cabelo cacheado masculino fique liso. Isso não é possível acontecer, pois o que determina o tipo de cabelo é o formato da raiz. Afinal, na medida em que o cabelo começa a ficar crespo, a raiz entorta, curva para dentro da pele e que continua a medida que o cabelo vai crescendo.

solicite um contato