Boné faz cair cabelo: saiba tudo sobre uso frequente do acessório

Admita, em algum momento da vida você já se fez essa pergunta, certo? Será mesmo que o uso frequente de chapéus e/ou boné faz cair cabelo? Trata-se de uma dúvida muito comum, considerando que, ao usar o acessório em questão, o couro cabeludo acaba ficando escondido e de certo modo “sufocado”. Por isso, se você quer saber a resposta para esta e outras perguntas sobre o assunto, você veio ao lugar certo. Vamos matar essa curiosidade agora mesmo. Vamos lá?

Ciclo do crescimento capilar

Antes de falarmos sobre a queda de cabelo em razão do uso de boné, é importante que você entenda como funciona o ciclo do crescimento capilar. Veja, os fios passam por três ciclos:

  • crescimento
  • repouso
  • queda

Ou seja, de modo geral, é normal que em determinado período haja certa queda de cabelo. Para se ter uma ideia, uma pessoa pode perder entre 50 a 100 fios de cabelo todos os dias, sem que isso prejudique o desenvolvimento do ciclo. 

Portanto, antes de qualquer diagnóstico precoce, avalie se sua queda de cabelo pode estar relacionada somente ao ciclo natural de crescimento dele. 

Mas afinal, usar boné faz cair cabelo?

Bom, chega de mistério. Afinal, usar boné faz cair o cabelo ou isso não passa de um mito? Veja, existem diferentes tipos de calvície. A alopécia androgenética, por exemplo, nada tem a ver com o uso de bonés ou outros fatores externos. Isso porque trata-se de uma queda capilar causada, basicamente, por questões hereditárias ou hormonais. 

solicite um contato

No entanto, existe um outro tipo de calvície, a alopecia por tração. Esta sim pode ser ocasionada pelo uso frequente de chapéus ou bonés, uma vez que há um atrito frequente e os fios são tracionados de forma intensa. O que ocorre, portanto, é que essa tração, aos poucos, vai machucando a raiz dos cabelos, tornando-os fracos, até o ponto de cair. 

Essa queda, inclusive, pode ser facilmente percebida nas regiões da testa e nas entradas, locais mais sensíveis à fricção. 

Deste modo, é um fato que o uso frequente de bonés pode sim ter uma forte influência na queda capilar. Portanto, fique atento ao tempo que você passa com o acessório na cabeça. Você pode estar prejudicando a saúde dos fios. 

Já sou calvo, e agora?

Calma, que para tudo tem um jeito e para a calvície não seria diferente. Existem alguns tratamentos orais e tópicos que podem ser receitados por especialistas para frear a queda capilar. Agora, se a calvície já estiver completamente instalada, o ideal é que você busque por um profissional capacitado em transplante capilar. Somente ele pode dizer de que maneira o problema será resolvido de vez. 

Na Clínica Mauad, por exemplo, os especialistas fazem uma investigação completa, até encontrar a melhor solução para cada caso.

Gostou e quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe nossas atualizações semanais aqui no Blog

solicite um contato