A cura da calvície realmente existe?

A calvície é um problema que afeta muito mais os homens do que as mulheres. Fato é que a queda de cabelo está diretamente associada aos hormônios sexuais masculinos, especialmente a testosterona. Mulheres também podem sofrer com o problema, no entanto, devido a baixa quantidade de hormônios produzidos, é muito menos comum de ocorrer. Este é um problema que preocupa muitos, no entanto fica a dúvida, existe cura para a calvície? Leia a seguir e descubra!

Entenda o ciclo de vida do cabelo e se a cura da calvície existe

Antes de saber se existe cura da calvície, é importante entender que o ciclo de vida do cabelo é marcado por várias fases definidas por crescimento, repouso e queda. Após certo período de tempo, o cabelo para de crescer e cai para dar lugar a um novo fio. Por isso, uma pessoa pode perder entre 50 a 100 fios de cabelo todos os dias, sem risco de desenvolver calvície.

Afinal, existe cura para a calvície?

É fundamental entender também as principais causas da queda de cabelo para compreender que não existe cura para a calvície. As duas principais causas da queda permanente dos cabelos são a hereditariedade e os hormônios masculinos. Os dois são causadores da aceleração da queda definitiva.

Outros fatores que podem causar a calvície são o excesso de oleosidade, uso exagerado de produtos químicos, má alimentação, carência de vitaminas, medicamentos, estresse e muitos outros fatores.

solicite um contato

Tipos de queda de cabelo

Existem inúmeros tipos de queda de cabelo, conheça alguns a seguir.

  • Calvície androgenética: é hereditária e causada por excesso de hormônio masculino.
  • Calvície areata: causada por problemas que afetam o sistema imunológico, como hipertireoidismo ou diabetes.
  • Eflúvio telógeno: causada por uma alteração hormonal, estresse, infecção ou após uma cirurgia.
  • Eflúvio anágeno: sua causa vem de tratamentos químicos, como quimioterapia ou radioterapia.
  • Calvície cicatricial: trata-se da queda de cabelo provocada por doenças que enfraquecem a raiz do cabelo.

No entanto, quando se trata da queda de cabelo, não existe nenhum milagre. Ou seja, de fato não existe cura para a calvície. Por outro lado, é bom lembrar que existem muitos tratamentos capazes de ajudar no crescimento dos fios.

Tratamento para queda de cabelo

Existem muitos medicamentos que ajudam a protelar a calvície, no entanto, devem ser usados desde o início dos primeiros sintomas. Shampoos, loções, cremes, remédios, chás e muitos outros produtos prometem acabar com o problema. No entanto, não são capazes de acabar de uma vez por todas com a queda de cabelo.

Por outro lado, o transplante capilar é capaz de fazer com que os fios voltem a crescer onde já não há mais vida. Isso porque, são utilizados cabelos saudáveis de uma área doadora do paciente para serem implantados na área calva. Os fios geralmente são retirados da parte de trás do couro cabeludo, que tendem a crescer normalmente após o procedimento.

Vale lembrar que é fundamental que, ao perceber os primeiros sintomas de afinamento capilar, o paciente procure um profissional especializado, pois somente ele será capaz de realizar os exames necessários para determinar a causa e o tratamento adequado.

solicite um contato